MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Desemprego cai em dezembro e taxa de 2014 fica em 4,8%, diz IBGE

RIO DE JANEIRO, RJ - Em um cenário de menor procura por trabalho, típico no último mês do ano, a taxa de desemprego caiu em dezembro nas seis maiores metrópoles do país para 4,3%. O índice havia sido de 4,8% em novembro.  Em razão das festas de final de

Da Redação

·
Foto: arquivo
Icone Camera Foto por Reprodução
Foto: arquivo
Escrito por Da Redação
Publicado em 29.01.2015, 10:31:00 Editado em 27.04.2020, 20:03:31
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

RIO DE JANEIRO, RJ - Em um cenário de menor procura por trabalho, típico no último mês do ano, a taxa de desemprego caiu em dezembro nas seis maiores metrópoles do país para 4,3%. O índice havia sido de 4,8% em novembro. 

continua após publicidade

Em razão das festas de final de ano menos pessoas buscam uma ocupação, principalmente na última semana do mês. As contratações temporárias, em geral, ocorrem em outubro ou novembro. 

O resultado está em abaixo das projeções de economistas ouvidos pela agência Bloomberg, cuja mediana (ponto central entre todas as estimativas, descartando as maiores e as menores) apontava para uma taxa de 4,7% em dezembro. 

continua após publicidade

Com o dado do mês, a taxa média de desemprego de 2014 ficou em 4,8%, abaixo dos 5,4% de 2013. Os dados foram divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) nesta quinta-feira (29). 

O resultado de dezembro é igual à menor marca da série histórica do IBGE, que ocorreu no mesmo mês de 2013. A taxa anual também foi a mais baixa da série, iniciada em 2002. 


INATIVIDADE 

continua após publicidade

Em dezembro, o número de pessoas ocupadas caiu 0,7% frente a novembro e 0,5% na comparação com o mesmo mês de 2013, somando 23,2 milhões nas seis regiões pesquisadas. Já o total de desempregados ficou em 1,05 milhão, com queda de 11,8% em relação a novembro e com redução de 0,9% ante dezembro do ano anterior. 

Já o rendimento no último mês do ano caiu 1,8% frente a novembro. Na comparação com dezembro de 2013, houve expansão de 1,6%. Na média anual, a renda do brasileiro cresceu 2,7% ante 2013, e foi de R$ 2.049,35. 

Ao longo de 2014, a taxa de desemprego se manteve nas menores marcas da série histórica do IBGE em razão da procura reduzida por trabalho, em um cenário de desaquecimento da economia, o que desestimula a busca por uma vaga. 

continua após publicidade

Um dado ilustra essa menor procura por emprego: o número de inativos (pessoas que estão fora do mercado de trabalho, desocupados que não buscam uma vaga, idosos ou crianças e adolescentes) cresceu 3,7% de 2013 para 2014. Foi o mais acelerado ritmo de crescimento da série histórica da pesquisa do IBGE. Em 2013, a expansão havia sido de 1,6% frente a 2012. 

A maior inatividade no ano passado corresponde à saída de 686 mil pessoas do mercado de trabalho. Esse contingente somou 19,1 milhões de pessoas em 2014. 

O crescimento da renda familiar nos últimos anos serviu como um "lastro" para que jovens e mulheres aguardassem oportunidades melhores e se dedicassem a outras atividades, como o estudo ou o cuidados da casa e dos filhos.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Desemprego cai em dezembro e taxa de 2014 fica em 4,8%, diz IBGE"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!