Economia

Treasuries são importantes para as reservas

Da Redação ·

A Administração Estatal do Câmbio da China (Safe, em inglês) disse que os títulos do Tesouro dos Estados Unidos (Treasuries) continuam sendo importantes na composição das reservas internacionais do país, apesar do alerta feito aos EUA para prudência na gerência de sua dívida. O Safe disse que os títulos do Tesouro dos EUA são seguros, líquidos, têm ampla capacidade e baixo custo de transação. Segundo o Safe, títulos de dívida soberana de alguns outros países não podem ser emitidos em quantidade suficiente para atender às necessidades da China.

continua após publicidade

A Safe rejeitou, nos comentários apresentados em seu site pela terceira vez no formato de perguntas e respostas, as proposições de que sua ampla posição em títulos da dívida norte-americana constitui uma "ameaça" para os EUA. Os investimentos da China na dívida dos EUA "são uma ação de investimento. O aumento ou redução no volume detido de ativos de dívida soberana dos EUA são operações normais de investimento", disse o Safe.

continua após publicidade

Ouro

A Safe disse ainda que o ouro não pode se tornar um "grande canal" para investimento das reservas estrangeiras da China, uma vez que a oferta é limitada e compras elevadas de ouro podem ter impacto nos preços. Em comentários apresentados em seu site, a Safe afirmou que o ouro oferece proteção contra a inflação, mas, assim como outros ativos, o retorno obtido com investimento no ouro por um período de 30 anos "não tem sido muito bom". As informações são da Dow Jones.