A internet passou a ser, em 2009, o canal de atendimento bancário mais utilizado pela população brasileira. No ano passado, foram iniciadas pela internet 31% das transações bancárias, ultrapassando pela primeira vez os terminais de autoatendimento (ATM), informou nesta segunda-feira (5) o Banco Central, por meio do Anuário Estatístico sobre o sistema de pagamentos.
Dados do BC mostram que houve um forte crescimento no número de usuários que utilizam o chamado "acesso remoto" aos seus dados. Em 2008, pouco mais de 30 milhões de pessoas utilizavam a internet em suas transações bancárias, volume que subiu para quase 50 milhões de usuários no ano passado
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Ao todo, foram realizadas 8,41 bilhões de transações via internet em 2009, com crescimento de 15,6% sobre o ano anterior (7,27 bilhões de operações). O serviço mais utilizado pelos correntistas, pela internet, em 2009, foi o de consultas a saldos e extratos bancário - que concentou 40% das operações.
O pagamento de bloquetos de cobranças, e de convênios, por sua vez, atingiu 9,4% das operações realizadas no ano passado, enquanto que as transferências de crédito responderam por 8,2% das transações de 2009. Outras operações totalizaram 42,5%, de acordo com o Banco Central.
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