MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Venda de etanol em maio no País supera a de gasolina

As vendas de etanol em maio superaram as de gasolina pela primeira vez em 2010, de acordo com avaliação divulgada pela União da Indústria de Cana-de-açúcar (Unica) a partir de dados da entidade e da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombus

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 05.07.2010, 16:35:00 Editado em 27.04.2020, 21:00:05
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

As vendas de etanol em maio superaram as de gasolina pela primeira vez em 2010, de acordo com avaliação divulgada pela União da Indústria de Cana-de-açúcar (Unica) a partir de dados da entidade e da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). Segundo a Unica, a ANP apontou um volume de gasolina A consumido em maio, considerando a mistura de 25% de etanol anidro à gasolina, de 1,74 bilhão de litros, enquanto o volume total de etanol demandado alcançou 1,87 bilhão de litros, 7,72% superior ao volume consumido do combustível fóssil.

continua após publicidade

Para o diretor-técnico da Unica, Antonio de Padua Rodrigues, "o que mais impressiona nesse cenário é que o consumo total de etanol em maio de 2010 foi superior ao volume consumido em 2009 em 3,7%, com um cenário de preços bastante distinto", disse. "Em maio do ano passado o etanol era economicamente competitivo em relação à gasolina em 19 Estados brasileiros, enquanto em 2010 o etanol era competitivo (nesta época) em apenas nove Estados", acrescentou. Para Rodrigues, o aumento da frota de veículos "flex fuel" puxou o consumo do etanol mesmo com o combustível economicamente menos vantajoso que a gasolina.

continua após publicidade

A Unica informou ainda que as vendas de etanol combustível a partir das unidades produtoras do Centro-Sul do País atingiram 1,1 bilhão de litros na primeira quinzena de junho, redução de apenas 1,14% em relação à última quinzena de maio, que, no entanto, tinha um maior número de dias disponíveis para o consumo do produto.

continua após publicidade

Das vendas totais das unidades do Centro-Sul na primeira quinzena de junho, 977,05 milhões de litros foram destinados ao mercado interno e 127,71 milhões de litros ao mercado externo. Apesar de as exportações permanecerem em patamares muito baixos, o resultado da primeira quinzena de junho representa alta de 23,91% sobre a última quinzena de maio.

No mercado interno, as vendas de etanol hidratado pelas usinas do Centro-Sul na primeira quinzena do mês passado totalizaram 701,82 milhões de litros. Se comparadas as vendas médias diárias do produto, houve alta de 3,22% entre a última quinzena de maio e a primeira de junho: de 45,32 milhões de litros de etanol hidratado por dia, para 46,78 milhões de litros/dia.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Venda de etanol em maio no País supera a de gasolina"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!