MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Emprego na indústria cai pelo sétimo mês seguido e acumula perda de 3,9%

RIO DE JANEIRO, RJ - Com o fraco desempenho da produção e o pessimismo de empresários, o emprego na indústria voltou a cair em outubro. O número de pessoas ocupadas no setor recuou 0,4% frente a setembro. Foi a sétima taxa negativa seguida nessa base de c

Da Redação

·
Foto: arquivo
Icone Camera Foto por Reprodução
Foto: arquivo
Escrito por Da Redação
Publicado em 10.12.2014, 09:37:00 Editado em 27.04.2020, 20:05:05
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

RIO DE JANEIRO, RJ - Com o fraco desempenho da produção e o pessimismo de empresários, o emprego na indústria voltou a cair em outubro. O número de pessoas ocupadas no setor recuou 0,4% frente a setembro. Foi a sétima taxa negativa seguida nessa base de comparação, segundo dados divulgados pelo IBGE nesta quarta-feira (10). 

continua após publicidade

Nesse período contínuo de queda, o emprego acumula uma perda de 3,9%. 

A indústria completou, em outubro, 37 meses consecutivos nos quais as demissões superam as contratações. Em relação a 2013, o cenário também é negativo. Na comparação com outubro do ano passado, o emprego teve queda de queda de 4,4%. Foi o tombo mais intenso desde outubro de 2009 (-5,4%), período que o país vivia o auge dos impactos da crise global na economia doméstica. 

continua após publicidade

Com esse resultado, o total do pessoal ocupado assalariado também recuou 3% no índice acumulado dos dez meses primeiros meses deste ano. Já taxa acumulada nos últimos 12 meses registra una queda de 2,8% e manteve a trajetória descendente iniciada em setembro do ano passado --desde então, todas os resultados são negativos. 


CENÁRIO 

O emprego na indústria cai na esteira da menor confiança de empresários com os rumos da economia, em razão da freada do consumo (desestimulado por crédito escasso e juros maiores) e da maior concorrência com produtos importados e da dificuldade da indústria brasileira abrir mercados no exterior. 

As contratações na indústria não reagiram nem com a melhora da produção do setor no terceiro trimestre, quando a indústria foi destaque do PIB. É que empresários não enxergaram na melhora uma retomada mais consistente.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Emprego na indústria cai pelo sétimo mês seguido e acumula perda de 3,9%"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!