Economia

Desemprego no terceiro trimestre fica estável em 6,8%, informa IBGE

Da Redação ·
Foto: arquivo
Foto: arquivo

RIO DE JANEIRO, RJ, E SÃO PAULO, SP - A taxa de desemprego no país no terceiro trimestre ficou em 6,8%, mostrou na manhã desta terça-feira (9) a Pnad Contínua, do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). 

continua após publicidade

A taxa representou estabilidade em relação a registrada no segundo trimestre. Nos três primeiros meses deste ano, o percentual esteve em 7,1%. 

A Pnad contínua é mais abrangente pesquisa de emprego do IBGE. Enquanto a PME (Pequisa Mensal de Emprego) investiga as seis principais regiões metropolitanas, a amostra da Pnad Contínua coleta dados em todo o país. 

continua após publicidade

A taxa do terceiro trimestre veio 0,1 ponto percentual abaixo do registrado em igual período do ano passado, de 6,9%. 

DESEMPREGADOS 

O contingente de desempregados no país somou 6,7 milhões de pessoas, estável ao registrado nos três meses imediatamente anteriores. Houve também estabilidade em relação ao verificado em igual trimestre de 2013. 

continua após publicidade

O total de ocupados avançou levemente para 92,3 milhões. No segundo trimestre, o número foi de 92,1 milhões. Houve aumento em relação ao terceiro trimestre do ano passado, quando o total foi de 91,2 milhões. 

A formalização do mercado de trabalho se manteve estável. Segundo o IBGE, o percentual de trabalhadores com carteira assinada dentro da força de trabalho ficou em 78,1%, mesmo desempenho do segundo trimestre.