Economia

BP inicia busca por investidor estratégico, diz jornal

Da Redação ·

A British Petroleum iniciou a busca por um investidor estratégico para ajudar a garantir sua independência, à medida que precisará se defender contra potenciais ofertas de aquisição, segundo informações do jornal "Sunday Times".

continua após publicidade

Consultores da empresa tentam angariar interesse de petrolíferas rivais e fundos soberanos para adquirir uma participação de 5% a 10% por um custo de até 6 bilhões de libras, informou a publicação, sem citar fontes. A BP teme uma tentativa de aquisição, assim que tiver conseguido conter o derramamento de óleo no Golfo do México, o que deve ocorrer nas próximas semanas.

continua após publicidade

A petrolífera britânica disse ao "Sunday Telegraph" que não utilizou um procedimento padrão da indústria para avaliar o risco em seus poços de petróleo nos Estados Unidos, relatou o jornal. O método foi desenvolvido após a explosão da plataforma Piper Alpha, em 1988.

A Royal Dutch Shell confirmou que sempre adota normas de segurança. Contudo, a BP disse não ter uma para o poço de Macondo, no Golfo do México, que explodiu em abril e ainda está vazando óleo, de acordo com o "Sunday Telegraph". As informações são da Dow Jones.