MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

TCU pede ajustes e obras em aeroportos regionais devem atrasar

BRASÍLIA, DF - O TCU (Tribunal de Contas da União) pediu ao governo federal para apresentar estudos mais bem elaborados para justificar as obras previstas para melhoria, criação ou ampliação de 270 aeroportos regionais no país.  O governo lançou em 2012

Da Redação

·
Foto: arquivo
Icone Camera Foto por Reprodução
Foto: arquivo
Escrito por Da Redação
Publicado em 04.12.2014, 19:08:00 Editado em 27.04.2020, 20:05:17
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

BRASÍLIA, DF - O TCU (Tribunal de Contas da União) pediu ao governo federal para apresentar estudos mais bem elaborados para justificar as obras previstas para melhoria, criação ou ampliação de 270 aeroportos regionais no país. 

continua após publicidade

O governo lançou em 2012 um plano para o setor que previa R$ 7,2 bilhões em obras nessas unidades. Neste ano, a SAC (Secretaria de Aviação Civil) contratou projetos para intervenções nessas unidades e pretendia iniciar as licitações até o fim deste ano. 

No entanto, o TCU apontou falhas nos preparativos para a concorrência. A principal delas é a falta de critério para a escolha da quantidade de aeroportos e a localização deles. De acordo com o órgão de controle, pode haver desperdício de recursos públicos se houver obras nesse número de aeroportos. 

continua após publicidade

O tribunal identificou que a distância entre alguns aeroportos previstos no programa é menor que 100 km, o que não é recomendável. 

Além disso, o órgão de controle apontou que a Abear, principal associação das empresas aéreas do país, informou que as companhias só têm interesse em voar para pouco mais de 60 destinos dos que estão previstos para receberem obras. 

A SAC informou que vai cumprir as determinações do órgão de controle.
Na terça-feira (2), antes da votação, o ministro da Aviação Civil, Moreira Franco, criticou o órgão de controle por eles estarem supostamente interferindo no processo. 

continua após publicidade

Mas, na principal questão analisada do processo, a relativa à forma da concorrência (se poderia ou não utilizar o RDC), o TCU não apontou nenhuma objeção ao projeto do governo. 

Oficialmente, não há prazo para que os estudos da SAC sejam enviados ao TCU, mas o governo trabalha com a estimativa de inciar as licitações ainda dentro do primeiro semestre do próximo ano.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "TCU pede ajustes e obras em aeroportos regionais devem atrasar"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!