Economia

Fim do IPI faz comércio crescer 13,5% em março

Da Redação ·
 Fim do IPI faz comércio crescer 13,5% em março
fonte: googleimagens.com
Fim do IPI faz comércio crescer 13,5% em março

O fim do IPI (Imposto sobre Produto Industrializado) provocou uma corrida dos consumidores às lojas no mês de março, com crescimento de 13,5% nas vendas, na comparação com o mesmo mês do ano passado.

continua após publicidade

O resultado foi o maior desde setembro de 2008, segundo dados foram divulgados nesta terça-feira (6) pelo Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio. Na comparação com fevereiro deste ano, o crescimento foi de 2,9%.

continua após publicidade

A alta nas vendas foi puxada pelo segmento de veículos, motos e peças, cujo crescimento foi de 31,4% perante março de 2009. Em seguida, destacaram-se os setores de móveis, eletroeletrônicos e informática (crescimento de 21%) e o de material de construção (variação de 21,3%). Cabe lembrar que todos estes três setores foram beneficiados por isenções fiscais no âmbito do pacote anticrise.

continua após publicidade

Por fim, no acumulado do primeiro trimestre de 2010, a atividade do comércio registra crescimento de 11,3%, liderada pelo segmento de veículos, motos e peças (24,7%) e de móveis, eletroeletrônicos e informática (20,3%). Apenas o setor de combustíveis e lubrificantes ainda apresenta queda neste critério de comparação (- 1,6%).

O destaque do mês passado ficou por conta das lojas de veículos, motos e peças, que registraram aumento de 8,3% nas vendas em relação a fevereiro. As lojas de material de construção tiveram crescimento de 4,1%, a quinta taxa consecutiva de crescimento mensal.