MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Novo serviço do BC poderá incluir informações sobre cheques e câmbio

FLORIANÓPOLIS, SC - O Banco Central estuda incluir informações sobre outros produtos financeiros no Registrato, o serviço lançado na segunda-feira (17) que permite às pessoas físicas o acesso pela internet dados sobre dívidas e contas bancárias.Neste iníc

Da Redação

·
Foto: arquivo
Icone Camera Foto por Reprodução
Foto: arquivo
Escrito por Da Redação
Publicado em 19.11.2014, 08:24:09 Editado em 27.04.2020, 20:05:48
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

FLORIANÓPOLIS, SC - O Banco Central estuda incluir informações sobre outros produtos financeiros no Registrato, o serviço lançado na segunda-feira (17) que permite às pessoas físicas o acesso pela internet dados sobre dívidas e contas bancárias.

continua após publicidade

Neste início, estarão disponíveis dados de dois sistemas administrados pelo BC. O primeiro são as informações cadastrais nos bancos. O segundo é o sistema de informações de crédito SCR, que reúne dados sobre dívidas acima de R$ 1.000, incluindo as no cartão.

Fernando Dutra, chefe do Departamento de Atendimento Institucional do BC, afirmou que há demanda em relação a informações do cadastro de cheques sem fundo e operações de câmbio, por exemplo. Ainda não há prazo, no entanto, para que ela seja atendida.

continua após publicidade

"O Registrato é o caminho no qual podemos disponibilizar outros dados", afirmou. "Teremos, ao longo do tempo, novas informações além daquelas já disponibilizadas."


COMO USAR?

Para ter acesso ao novo sistema, a pessoa que já tem conta em banco deverá acessar a página do BC e solicitar uma chave de segurança. Depois, ela irá ao site de um dos seus bancos para validar essa autorização.

continua após publicidade

Os bancos têm 30 dias para adaptar seus sistemas a essa mudança, mas a maioria já está com o internet banking preparado. O cadastro deverá ser concluído no site do BC.

Quem não tem conta em banco deve ir presencialmente ao BC fazer o cadastro. Mas, ao contrário do que ocorre hoje, só será necessário ir uma vez (hoje é necessário procurar o BC toda vez em que ele quiser emitir as informações). Quem possui certificação digital pode ir direto ao site do BC.

Os dados são de responsabilidade dos bancos. Em caso de problemas, eles devem ser questionados.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Novo serviço do BC poderá incluir informações sobre cheques e câmbio"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!