MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Produção da indústria paranaense perde fôlego em setembro

A produção industrial do Paraná caiu 0,5% em setembro, no comparativo com o mês anterior, segundo a Pesquisa Industrial Mensal Regional - Produção Física (PIM-PF), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Com o resultado, a p

Da Redação

·
Foto: ANPr
Icone Camera Foto por Reprodução
Foto: ANPr
Escrito por Da Redação
Publicado em 07.11.2014, 15:01:00 Editado em 27.04.2020, 20:06:08
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A produção industrial do Paraná caiu 0,5% em setembro, no comparativo com o mês anterior, segundo a Pesquisa Industrial Mensal Regional - Produção Física (PIM-PF), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Com o resultado, a produção da indústria paranaense teve variação positiva de 2,8% no trimestre em razão do ganho de 9,4% em julho e agosto.

Na média nacional, a produção do setor fabril recuou 0,2% em setembro. No País, seis dos quatorze locais pesquisados apresentaram diminuição no ritmo industrial. Os ramos que influenciaram negativamente o desempenho do Paraná foram a fabricação de produtos químicos, alimentos, máquinas e equipamentos, minerais não metálicos, derivados de petróleo e de biocombustíveis, madeira, metal e veículos automotores.

No comparativo com o mesmo mês do ano passado, em setembro o setor fabril paranaense apontou recuo de 6,9%, frente contração de 2,1% para o Brasil. Os setores que afetaram o desempenho da indústria no Estado foram veículos (-24,0%); máquinas e equipamentos (-16,4%); produtos químicos (-10,9%); e produtos alimentícios (-7,9%).

No mesmo período, houve alta na produção de setores como máquinas, aparelhos e materiais elétricos (15,2%); bebidas (8%); madeira (4,1%); e fabricação de coque, produtos derivados de petróleo e biocombustíveis (4%).

No acumulado de nove meses de 2014, a indústria do Paraná desacelerou 5,8%. Dos treze segmentos pesquisados, nove diminuíram a produção, puxados por fabricação de veículos automotivos (-19,5%); móveis (-9,6%); máquinas e equipamentos (-9,5%); produção de alimentos (-6,7%); e fabricação de produtos de metal (-2,8%). No País, a queda acumulada ficou em 2,9% neste ano.

No indicador acumulado de doze meses, encerrado em setembro de 2014, a produção industrial paranaense apresenta manteve a trajetória descendente iniciada em fevereiro de 2014 (4,7%).

Para o economista Francisco José Gouveia de Castro, do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social, os números desfavoráveis da produção industrial nacional e regional “resultam da combinação entre a precariedade da política econômica adotada pela atual gestão federal, com o abandono do tripé formado por câmbio flutuante, superávits fiscais primários e metas de inflação; da insegurança energética e excessiva e longeva intervenção estatal no mercado; má alocação dos recursos produtivos; e precária infraestrutura de transporte”.

“Somado a isso, cabe destacar a perspectiva desfavorável da elevação do consumo das famílias, em função da redução dos ganhos reais de salário, por conta da escalada da inflação, e do elevado comprometimento da renda com pagamento de dívidas”, analisa o economista do Ipardes.

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Produção da indústria paranaense perde fôlego em setembro"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!