MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Indústria melhora índices relativos a faturamento e uso da capacidade instalada

A utilização da capacidade instalada (UCI) da indústria brasileira aumentou em setembro, na comparação com agosto, passando de 80,5 para 81,3 pontos, descontadas as influências sazonais. No mesmo período, além do aumento de 0,8 ponto na UCI, o índice de h

Da Redação

·
Uso  da  capacidade  instalada  e  número  de  horas trabalhadas aumentaram (Wilson Dias/Agência Brasil)
Icone Camera Foto por Reprodução
Uso da capacidade instalada e número de horas trabalhadas aumentaram (Wilson Dias/Agência Brasil)
Escrito por Da Redação
Publicado em 03.11.2014, 17:25:00 Editado em 27.04.2020, 20:06:16
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A utilização da capacidade instalada (UCI) da indústria brasileira aumentou em setembro, na comparação com agosto, passando de 80,5 para 81,3 pontos, descontadas as influências sazonais. No mesmo período, além do aumento de 0,8 ponto na UCI, o índice de horas trabalhadas na produção subiu 1% e o de faturamento real da indústria, 0,8%. Os dados constam dos Indicadores Industriais, divulgados hoje (3) pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).

Segundo o gerente executivo da CNI, Flávio Castelo Branco, ainda não dá para afirmar se o momento atual representa recuperação ou acomodação do setor, porque, apesar dos números positivos, o crescimento da atividade não impediu que o trimestre permanecesse negativo. “Mesmo com esse crescimento, o quadro da indústria ainda mostra desaquecimento. Isso fica evidente ao se avaliarem os resultados trimestrais”, disse Castelo Branco.

continua após publicidade

De acordo com a CNI, no terceiro trimestre, o faturamento registrou queda de 1,5%, e as horas trabalhadas na produção caíram 0,8% frente ao segundo trimestre.

De janeiro a setembro, o faturamento teve queda de 2,1% e as horas trabalhadas na produção recuaram 2,9% em relação a igual período do ano passado. Considerando o recorte trimestral, somente a UCI mostrou crescimento, mas de 0,2 pontos percentuais.

Em setembro, pelo sétimo mês consecutivo, a CNI identifica queda no indicador de emprego. Agora, de 0,6%, já considerando os ajustes sazonais. Entre o segundo e o terceiro trimestres, a queda ficou em 1,6%. Na comparação entre setembro e agosto, caíram também a massa real de salários (0,2%) e o rendimento médio dos trabalhadores (0,3%).

continua após publicidade

De acordo com Castelo Branco, a indústria está aguardando as decisões a serem tomadas pelo governo federal para ter uma visão mais clara sobre como será o cenário a partir de agora.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Indústria melhora índices relativos a faturamento e uso da capacidade instalada"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!