Economia

Volvo foca em conectividade no Salão de São Paulo

Da Redação ·
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

RODRIGO LARA

continua após publicidade

SÃO PAULO, SP - A Volvo utilizou sua apresentação no Salão do Automóvel para falar de tecnologias de segurança e entretenimento. Entram na lista os sistemas Sensus Connect, Sensus Navigation, IntelliSafe e On Call.

Enquanto os primeiros dizem respeito à conectividade e entretenimento, os últimos tratam de segurança.

continua após publicidade

Sensus Connect diz respeito à possibilidade de utilizar a Internet por meio do sistema multimídia dos carros. A tecnologia está presente em todos os modelos da marca vendidos aqui.

Já o Sensus Navigation é um sistema de navegação por GPS, exclusividade de modelos mais caros.

O Intellisafe engloba diversos sistemas como o City Safety, que ajudam a evitar acidentes ou mitigar seus efeitos. Novamente, vários carros da marca à venda no Brasil contam com essas tecnologias.

continua após publicidade

Por fim, o On Call diz respeito a um serviço de alerta de emergências, que pode ligar para o a própria Volvo em caso de panes do veículo ou ainda acidentes. O On Call também funciona como rastreador e pode ser usado para recuperar veículos roubados.

De acordo com a marca, 100% dos carros roubados no Brasil equipados com o sistema foram recuperados e a ideia é que, no máximo em 3h, o veículo esteja de volta para seu dono.

Outro demonstrativo de tecnologia da marca foi a apresentação do seu modelo autônomo. Baseado em um S60, ele faz parte do programa Drive Me, que pretende colocar em teste 100 veículos capazes de rodar por conta própria nas ruas de Gotemburgo, na Suécia, em 2017.

continua após publicidade

SEM XC90

A marca também apresentou três novidades em sua linha. O V40 R-Design passa a ser equipado com o motor Drive-E, um quatro cilindros turbo de 245 cv. A ideia é deixar a versão de topo do hatch mais ágil e também mais econômica. Vale lembrar que esse motor já equipa o sedã S60 e o SUV XC60.

E, contrariando a atual estratégia da marca de vender carros em versões mais equipadas por aqui, a Volvo também lançará V40 e XC60 na versão Comfort. Mais simples, essas variantes têm a função de reforçar os números de vendas dos modelos.

No entanto, a Volvo deixou o novo XC90, seu principal lançamento do ano, fora do evento.