MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Mantido FGTS em capitalização da Petrobras

O ministro de Minas e Energia, Márcio Zimmermann, informou hoje que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva não vetou o artigo da lei da capitalização da Petrobras, incluído no Congresso, que autoriza o uso do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 30.06.2010, 14:16:00 Editado em 27.04.2020, 21:00:19
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O ministro de Minas e Energia, Márcio Zimmermann, informou hoje que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva não vetou o artigo da lei da capitalização da Petrobras, incluído no Congresso, que autoriza o uso do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) na operação. Zimmermann esclareceu que, com base no que foi aprovado no Congresso, só será permitido o uso do FGTS por acionistas que, no passado, compraram ações da companhia utilizando o fundo.

continua após publicidade

Segundo o ministro, o único veto do presidente é relativo ao artigo, também incluído no Congresso, que autorizava a Petrobras a pagar parte da capitalização usando campos marginais - jargão usado para designar pequenos campos de produção, principalmente em terra, com baixo potencial de exploração. Essa emenda foi incluída a pedido da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). Há pelo menos duas semanas já circulavam informações de que Lula vetaria a medida.

continua após publicidade

Preços

continua após publicidade

O ministro de Minas e Energia disse ainda que a ANP deverá entregar ao governo, até o dia 20 de agosto, o resultado da precificação das reservas de petróleo do pré-sal que serão usadas na capitalização da Petrobras. A ANP anunciou na semana passada a contratação da Gaffney Cline Associates (GCA) para fazer a análise das reservas. O anúncio foi feito um dia após o ministro da Fazenda, Guido Mantega, dizer que o governo já começava a trabalhar em um plano alternativo para capitalizar a empresa.

Zimmermann disse ainda que a meta do governo, a partir daí, é assinar com a Petrobras, até o dia 31 de agosto, o contrato da cessão onerosa, por meio do qual a União vai transferir à empresa o direito de produção de 5 bilhões de barris e receberá em troca os mesmos títulos públicos que desembolsou para comprar ações da empresa na capitalização.

continua após publicidade

Segundo Zimmermann, essa operação casada da cessão onerosa com a capitalização deverá ser concluída até o dia 30 de setembro. O governo, assim, confirma a previsão feita na semana passada pela Petrobras, que adiou de julho para setembro sua perspectiva para a capitalização.

Em entrevista após participar da cerimônia de sanção da lei da capitalização, o ministro disse ainda que, se o Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) der sua autorização em agosto, será possível fazer em novembro a 11ª rodada de licitações da ANP. Nesse leilão, porém, serão oferecidos principalmente campos em terra, de menor potencial.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Mantido FGTS em capitalização da Petrobras"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!