MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Vendas em 2015 seguirão ritmo do 2º semestre, prevê CNC

A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) projeta que o ano de 2015 seguirá no mesmo ritmo do segundo semestre de 2014, período em que as vendas devem crescer 4% ante igual período do ano passado. Fábio Bentes, economista da

Da Redação

·
Vendas em 2015 seguirão ritmo do 2º semestre, prevê CNC
Icone Camera Foto por Reprodução
Escrito por Da Redação
Publicado em 02.10.2014, 13:24:00 Editado em 27.04.2020, 20:07:51
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) projeta que o ano de 2015 seguirá no mesmo ritmo do segundo semestre de 2014, período em que as vendas devem crescer 4% ante igual período do ano passado. Fábio Bentes, economista da instituição, ressalta que, tradicionalmente, os governos tendem a promover ajustes em seus primeiros anos de mandato, o que tem repercussão direta para o comércio.

continua após publicidade

"Existe a preocupação de que o primeiro ano de governo seja de ajustes na economia. Sabemos que não será um ano de grandes resultados. Mas seria importante que tivéssemos taxas de juros menores que 40% ao ano. Se a inflação melhorar, o comércio pode crescer um pouco acima de 4%. Eu apostaria em um crescimento parecido com o do segundo trimestre, na casa dos 4%", projetou Bentes.

Em setembro, o índice de confiança do consumidor, elaborado pela CNC, caiu 0,7% ante o mês anterior e, 9% frente a setembro de 2013. O economista destaca que todo o ano de 2014 foi marcado pelo desânimo no comércio. A exceção foi em agosto, quando o índice de confiança subiu 2%, com a expectativa de que a inflação perderia força e contribuiria com as vendas. No entanto, o que prevalece, diz ele, são resultados negativos ou nulos da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), que mede o desempenho do comércio, desde fevereiro.

continua após publicidade

Ainda assim, a expectativa é de que o fechamento do segundo semestre seja melhor do que o primeiro, descontados os efeitos sazonais do Natal sobre os indicadores. O dólar e a inflação devem contribuir para isso. "Por mais que o dólar tenha subido agora, não vai dar tempo de estragar as vendas de fim de ano", afirmou.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Vendas em 2015 seguirão ritmo do 2º semestre, prevê CNC"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!