Economia

Consumidor acredita que inflação vai recuar, diz CNI

Da Redação ·
Imagem ilustrativa da notícia Consumidor acredita que inflação vai recuar, diz CNI
fonte:
Consumidor acredita que inflação vai recuar, diz CNI

O consumidor brasileiro está otimista com a economia do País e acredita que a inflação e o desemprego irão recuar. O quadro foi apontado pelo Índice Nacional de Expectativa do Consumidor (Inec), pesquisado pelo Ibope Inteligência em setembro. O indicador cresceu 1,3% neste mês em relação a agosto, atingindo 109,7 pontos.

Segundo a Confederação Nacional da Indústria (CNI), contratante da pesquisa do Ibope, a pontuação é a segunda maior para o índice neste ano, atrás apenas dos 113,9 pontos atingidos em janeiro. "O resultado de setembro parece confirmar a tendência de recuperação do indicador", diz a entidade.

A pesquisa mapeia o sentimento dos brasileiros sobre situação do País e as expectativas da economia, sendo que quanto maior o índice, mais otimista está o consumidor. Todos os indicadores do Inec apresentaram melhora em setembro. A expectativa em relação à inflação cresceu 2,5%.

Já para o desemprego o índice aumentou 1% na comparação com agosto. O brasileiro também se mostrou otimista quanto à confiança de melhora na renda pessoal, que registrou avanço de 0,7% em setembro. O índice de situação financeira melhorou, atingindo alta de 2,1% em relação ao avanço de 0,1% da pesquisa anterior.

O consumidor também se disse confortável em relação a uma melhoria no nível de endividamento, que cresceu 1,4% no mês passado. Houve também uma melhoria no índice de compras de bens de maior valor agregado (+0,7%) em setembro sobre agosto.

O Ibope ouviu 2.002 pessoas em 142 municípios entre 11 e 15 de setembro.

continua após publicidade