MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Governo recua e setor de bebidas não terá aumento de impostos

BRASÍLIA, DF - O governo não ampliará a cobrança de impostos para cervejas, refrigerantes e demais bebidas frias neste ano, em mais um aceno ao setor privado em reta final de eleição.O ministro da Fazenda, Guido Mantega, esteve reunido nesta terça-feira (

Da Redação

·
Governo recua e setor de bebidas não terá aumento de impostos
Icone Camera Foto por
Escrito por Da Redação
Publicado em 23.09.2014, 19:05:00 Editado em 27.04.2020, 20:08:27
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

BRASÍLIA, DF - O governo não ampliará a cobrança de impostos para cervejas, refrigerantes e demais bebidas frias neste ano, em mais um aceno ao setor privado em reta final de eleição.

continua após publicidade

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, esteve reunido nesta terça-feira (23) com representantes do setor, quando firmou o compromisso com os empresários.

Uma revisão da base de cálculo desses impostos federais -o que ampliaria o recolhimento de tributos- estava prevista para junho. Temendo impacto na inflação e tendo em vista a Copa do Mundo, o governo adiou para setembro a data para essa revisão.

continua após publicidade

A equipe econômica de Dilma contava com esse aumento para reforçar o caixa do governo, que amarga queda no ritmo de crescimento da arrecadação.


MUDANÇA

De acordo com Fernando Rodrigues de Barros, presidente da Afebras (Associação dos Fabricantes de Refrigerantes do Brasil), o governo e representantes da indústria estão discutindo também mudança no modelo de tributação do setor.

continua após publicidade

Pelas regras atuais, há uma revisão anual da tabela dos preços dos produtos, sobre a qual incidem os impostos. A crítica mais comum que se faz é que, por esse modelo, quando o imposto sobe, o preço da bebida sobe junto, o que leva o imposto a ser elevado novamente, e assim sucessivamente.

A indústria de bebidas está há cinco meses barganhando um novo modelo de tributação. Um grupo de trabalho com integrantes do governo e do setor privado está sendo montado para discutir o assunto. Não há perspectiva de que uma proposta saia ainda neste mandato.

Para Paulo Solmucci, presidente executivo da Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes), o governo está cumprindo com o combinado ao não elevar a cobrança de impostos esse ano. O setor, por sua vez, espera um novo modelo de tributação "mais confortável" e "previsível".

Segundo Solmucci, o governo espera da indústria, como contrapartida, manutenção dos empregos e mais investimentos.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Governo recua e setor de bebidas não terá aumento de impostos "

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!