MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Mantega nega nova redução de IPI a linha branca

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, negou hoje que esteja em estudo o retorno de alíquotas reduzidas de Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para produtos da linha branca. "Neste momento, não se cogita a redução do IPI nem para a linha branc

Da Redação

·
Vendas dos produtos da linha branca foram 20% menores em maio
Icone Camera Foto por otempo.com.br
Vendas dos produtos da linha branca foram 20% menores em maio
Escrito por Da Redação
Publicado em 24.06.2010, 14:52:00 Editado em 27.04.2020, 21:00:30
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, negou hoje que esteja em estudo o retorno de alíquotas reduzidas de Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para produtos da linha branca. "Neste momento, não se cogita a redução do IPI nem para a linha branca nem para outro setor", afirmou. A possibilidade de retorno do IPI reduzido foi abordada em matéria de hoje do jornal O Estado de S. Paulo.

continua após publicidade

De acordo com Mantega, o Ministério da Fazenda não encomendou um estudo ao Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) para obter uma nova classificação da eficiência energética de produtos como geladeiras, fogões e máquinas de lavar. "Esse estudo já existe há tempo lá, tanto para a linha branca como para automóveis. Isso faz parte do estímulo para o aumento da produtividade e redução de emissões de poluentes", declarou.

continua após publicidade

"Vocês devem se lembrar que nós formamos no ano passado um grupo de trabalho na indústria automobilística para obter aperfeiçoamento e tecnologias não poluentes. Mas primeiro é preciso que haja essas tecnologias e avanços para se pensar em alguma coisa, e isso não está próximo de acontecer", acrescentou.

Mantega reiterou não ter encomendado nenhum estudo ao Inmetro e negou preocupação com a queda nas vendas dos produtos da linha branca - que, de acordo com os varejistas, foram 20% menores em maio em relação ao mesmo mês de 2009. "Essa redução já era esperada, porque tínhamos dado um grande estímulo e agora elas (as vendas) voltaram ao normal. A renda da população está elevada, o emprego está aumentando, portanto, naturalmente a população vai consumir esses produtos sem o estímulo fiscal."

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Mantega nega nova redução de IPI a linha branca"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!