Economia

iOS 8, novo sistema do iPhone e iPad, será lançado hoje

Da Redação ·
Apple elege melhores aplicativos do ano para iOS (Foto: Divulgação/Apple)
fonte:
Apple elege melhores aplicativos do ano para iOS (Foto: Divulgação/Apple)

O iOS 8, nova versão do sistema operacional móvel da Apple, será lançado nesta quarta-feira (17) para donos de iPhone, iPad e iPod Touch. A atualização é gratuita e estará disponível para download a partir das 14h (horário de Brasília) no menu de configurações dos aparelhos.

continua após publicidade

O lançamento do iOS 8 acontece dois dias antes da chegada do iPhone 6 e do iPhone 6 Plus, novos smartphones da Apple de tela grande, às lojas dos Estados Unidos.

Embora o visual do novo sistema seja similar ao do iOS 7, com ícones mais limpos, há mudanças importantes. Uma delas é a possibilidade de responder mensagens diretamente do menu de notificações, sem abrir o aplicativo. O recurso não funciona apenas no iMessage, da Apple, mas também em plataformas como WhatsApp e Facebook – neste último, é possível curtir uma postagem sem acessar o programa.

continua após publicidade

A Apple também incluiu o recurso Family Sharing, onde os usuários poderão compartilhar com até seis pessoas da família fotos, músicas e filmes. Esta novidade permite que os pais controlem as compras feitas pelos filhos: quando uma criança tenta baixar um jogo pago, o Family Sharing envia uma mensagem para o iPhone do pai, que pode liberar ou não a compra.

Assim como as atualizações anteriores, o novo sistema da Apple exclui os aparelhos mais velhos. O iOS 8 funciona a partir do iPhone 4S, do iPod Touch de 5ª geração, do iPad 2, além do iPad Mini.

Uma dica importante é realizar um backup dos seus dados antes de baixar o novo sistema. Uma opção é conectar o aparelho ao PC e usar o iTunes para guardar uma cópia dos seus arquivos no disco rígido do computador. Também é possível armazená-los no iCloud.

Como acontece em lançamentos do tipo, pode haver excesso de usuários durante as primeiras horas de download, e algumas pessoas podem ter dificuldades. Caso haja algum tipo de problema, como a interrupção da atualização, é preciso reiniciar o procedimento.