Economia

Volume de dívidas regularizadas cai 2,92%, diz SPC/CNDL

Da Redação ·
Imagem ilustrativa da notícia Volume de dívidas regularizadas cai 2,92%, diz SPC/CNDL
fonte:
Volume de dívidas regularizadas cai 2,92%, diz SPC/CNDL

O volume de dívidas regularizadas em todo o Brasil caiu 2,92% em agosto ante julho, apontam dados do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e da Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL) divulgados nesta segunda-feira, 15. Na comparação com o mesmo mês do ano passado, a retração foi um pouco menor, de 1,66%. Com o resultado, o número de consumidores brasileiros que saldaram dívidas em atraso e voltaram a ter crédito no mercado acumula queda de 1,06% no ano, até agosto.

Na avaliação da economista-chefe do SPC Brasil, Marcela Kawauti, o recuo do indicador de recuperação de crédito, analisado em conjunto com a inadimplência em trajetória de alta, indica "uma deterioração da capacidade de pagamento do consumidor brasileiro". "Este cenário é impactado negativamente pela manutenção dos juros e da inflação em patamares elevados e pelo enfraquecimento do mercado de trabalho", afirmou a analista em nota enviada à imprensa.

Economistas do SPC Brasil avaliam que o encolhimento do número de consumidores que pagaram dívidas é um "sinal" de que a recuperação de crédito deve encontrar um ambiente menos propício neste ano e apresentar resultados menos expressivos do que os de 2013.

Tradicionalmente, essa recuperação cresce nos últimos meses do ano para que o consumidor se livre das dívidas para as compras de Natal e contas do início de ano.

continua após publicidade