MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

FGV: IGP-DI de setembro deve seguir em campo positivo

Após três meses seguidos de deflação e o primeiro resultado no campo positivo em agosto, o Índice Geral de Preços - Disponibilidade Interna (IGP-DI) deve se manter em alta em setembro, mas sem uma elevação intensa, afirmou nesta sexta-feira, 05, o superin

Da Redação

·
FGV: IGP-DI de setembro deve seguir em campo positivo
Icone Camera Foto por Foto: Marcos Santos/USP Imagens
Escrito por Da Redação
Publicado em 05.09.2014, 13:46:01 Editado em 27.04.2020, 20:09:29
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Após três meses seguidos de deflação e o primeiro resultado no campo positivo em agosto, o Índice Geral de Preços - Disponibilidade Interna (IGP-DI) deve se manter em alta em setembro, mas sem uma elevação intensa, afirmou nesta sexta-feira, 05, o superintendente adjunto de inflação da Fundação Getulio Vargas (FGV), Salomão Quadros. O aumento no mês passado foi de 0,06%, enquanto ocorreram quedas em maio (-0,45%), junho (-0,63%) e julho (-0,55%).

"Os fatores causadores de deflação se esgotaram. A tendência é que o índice deixe o terreno negativo, mas que avance lentamente nos próximos meses", afirmou. Para Quadros, não há possibilidade de volta da deflação.

Apesar disso, a taxa acumulada em 12 meses deve cair mais. Até agosto, o IGP-DI acumula avanço de 4,63% nesta comparação. Em setembro do ano passado, o índice aumentou 1,36%. Como a alta esperada para este mês é moderada, devendo ficar abaixo dos 1,36%, o IGP-DI acumulado em 12 meses ficará menor, explica.

Entre os fatores que resultaram na deflação nos últimos meses, e que deixaram de ter efeito, estão a valorização do real, que contribuiu para dar alívio aos preços, mas "já não se espera mais que ocorra". Além disso, Quadros cita o choque provocado pela estiagem nos preços dos produtos agrícolas entre março e abril, que resultou em ajustes nos meses seguintes. "O momento de correção já ocorreu."

Por último, as deflações ganharam força diante dos relatórios sobre a supersafra de grãos nos Estados Unidos, que derrubaram os preços das commodities, como da soja. "A situação da oferta da soja é bastante confortável, os preços já caíram o que tinham de cair. Os efeitos da supersafra já foram captados".

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "FGV: IGP-DI de setembro deve seguir em campo positivo"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!