Economia

Mundo comemora o dia internacional do Fusca

Da Redação ·
 VW Fusca conversível de 1938 foi o primeiro modelo do famoso carrinho fabricado com capota de lona
fonte: Foto por Divulgação
VW Fusca conversível de 1938 foi o primeiro modelo do famoso carrinho fabricado com capota de lona

No dia 22 de junho de 1934, Ferdinand Porsche assinava um contrato com a Associação Nacional da Indústria Automobilística Alemã para a fabricação de um carro popular resistente e com baixo custo de manutenção. Nascia o VW Fusca, que ficou famoso pelo motor traseiro refrigerado a ar.

continua após publicidade

Os primeiros protótipos não tinham quebra-ventos nem para-choques e as portas se abriam ao contrário. Em 1936, porém, o Fusca ganhou carroceria semelhante à atual. A partir de 1938, foi iniciada a construção de uma fábrica em Hanover para a produção do modelo. Só em 1959 o Fusca (então com o nome de Sedan 1.200) começaria a ser fabricado no Brasil, onde saiu de linha em 1996.