MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Indicadores mostram alta na inadimplência das empresas

SÃO PAULO, SP - Dois indicadores divulgados nesta quarta-feira (27) mostram que as empresas brasileiras estão com dificuldade em pagar seus débitos. O Indicador Serasa Experian de Inadimplência das Empresas registrou crescimento de 12,9% em julho deste an

Da Redação

·
Indicadores mostram alta na inadimplência das empresas
Icone Camera Foto por Foto: Marcos Santos/USP Imagens
Escrito por Da Redação
Publicado em 27.08.2014, 13:22:00 Editado em 27.04.2020, 20:10:05
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

SÃO PAULO, SP - Dois indicadores divulgados nesta quarta-feira (27) mostram que as empresas brasileiras estão com dificuldade em pagar seus débitos. O Indicador Serasa Experian de Inadimplência das Empresas registrou crescimento de 12,9% em julho deste ano, na comparação com junho, e de 11,4% em relação ao mesmo mês do ano passado.

continua após publicidade

Em outro índice, medido pelo SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito), a quantidade de empresas com dívidas em atraso cresceu 7,11% no mês de julho, na comparação com o mesmo período do ano passado.

No caso do indicador da Serasa Experian, os títulos protestados e os cheques sem fundos foram os principais responsáveis pela alta do indicador em julho, com variações positivas de 39,5% e 23,1% e contribuições de 8,6 p.p. e 3,7 p.p., respectivamente.

continua após publicidade

Os economistas da entidade apontam efeitos de calendário e conjunturais para a elevação da inadimplência entre as empresas.

No primeiro caso, a realização da Copa, com feriados e paralisações, deprimiu o número de dias de junho, impulsionando os registros de inadimplência de julho.

Sob a ótica conjuntural, a estagnação da economia, prejudicando a geração de caixa das empresas, e a elevação do custo financeiro foram apontados como causas para maior dificuldade para as empresas honrarem seus compromissos financeiros, elevando os índices de inadimplência em suas comparações anuais.

O valor médio dos cheques sem fundos no acumulado de janeiro a julho de 2014 foi de R$ 2.249,50, uma queda de 9,7% na comparação com o mesmo período do ano anterior. O valor médio das dívidas com os bancos também apresentou declínio de 1,8%, ficando em R$ 4.980,98.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Indicadores mostram alta na inadimplência das empresas"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!