MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Número de famílias endividadas cresce em agosto, diz CNC

O número de consumidores endividados aumentou em agosto, segundo a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), divulgada nesta terça-feira, 26. O porcentual de fam

Da Redação

·
O cartão de crédito aparece com a maior fatia do acumulo das dívidas
Icone Camera Foto por Foto: arquivo
O cartão de crédito aparece com a maior fatia do acumulo das dívidas
Escrito por Da Redação
Publicado em 26.08.2014, 10:46:01 Editado em 27.04.2020, 20:10:10
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O número de consumidores endividados aumentou em agosto, segundo a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), divulgada nesta terça-feira, 26. O porcentual de famílias com dívidas passou de 63% em julho para 63,6% este mês, um crescimento de 0,06%. Em relação a agosto de 2013, também houve alta, de 0,05% na fatia de endividados.

Segundo a CNC, o aumento no número de famílias endividadas foi registrado nas duas faixas de renda pesquisadas (até dez salários mínimos e acima de dez salários mínimos). Para as famílias que ganham até dez salários, o porcentual de endividados foi de 64,8% em agosto, ante 64,3% em julho. Na faixa com renda acima de dez salários mínimos, o montante de famílias com dívidas passou de 57% em julho para 57,6% em agosto.

A CNC credita o aumento do endividamento ao crescimento de algumas modalidades de crédito, como o financiamento imobiliário. No entanto, o cartão de crédito ainda aparece como a dívida mais citada, apontado por 75,8% das famílias endividadas, seguido por carnês (17%) e por financiamento de carro (13,4%). A pesquisa considera como dívidas parcelas a pagar em cheque pré-datado, cartões de crédito, carnês de lojas, empréstimos pessoal, seguros, prestações de carro e imóveis.

Em agosto, também aumentou o número de famílias inadimplentes, que passou de uma fatia de 18,9% em julho para 19,2%. Em agosto do ano passado, entretanto, a proporção de consumidores com dívidas ou contas em atraso era maior, aos 21,8%.

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Número de famílias endividadas cresce em agosto, diz CNC"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!