Economia

Reclame Aqui lança número para receber queixas pelo WhatsApp

Da Redação ·
 Imagem ilustrativa
fonte: Foto: Divulgação
Imagem ilustrativa

SÃO PAULO, SP - O site Reclame Aqui irá permitir que usuários enviem suas queixas de empresas por meio do WhatsApp. A previsão é a de que o serviço esteja disponível para smartphones até o início de setembro.

continua após publicidade

O contato do Reclame Aqui está disponível no aplicativo de mensagens desde a última sexta-feira (15), mas por enquanto só é possível se informar a respeito das avaliações das companhias cadastradas no sistema.

"Esperamos um aumento de cerca de 25% nas reclamações, quando o sistema puder recebê-las pelo WhatsApp", estima o presidente do Reclame Aqui, Maurício Vargas.

continua após publicidade

Hoje, o consumidor já pode expressar sua insatisfação por meio do site, de um aplicativo e de uma conta no Facebook. O WhatsApp será apenas um novo meio para enviar reclamações.

O Reclame Aqui está disponível, em fase de testes, no número (11) 95438-3333. Basta adicioná-lo e enviar um cumprimento para ser atendido pelo sistema, que guia o usuário na pesquisa da reputação das empresas. Posteriormente, o "robô" também ajudará a fazer a reclamação.

"Só de sexta (quando o telefone foi lançado) até domingo, 45 mil pessoas já entraram em contato conosco por meio do aplicativo", afirma Vargas.

continua após publicidade


EMPRESAS

A plataforma representa uma inovação no contato entre consumidores e empresas. Os usuários poderão enviar imagens para complementar ou comprovar sua queixa e passarão a receber respostas das companhias também pelo celular.

"O consumidor já vai poder reclamar pelo WhatsApp a partir da semana que vem", garante Vargas. O prazo para o início do funcionamento, no entanto, é o dia 1º de setembro.

continua após publicidade

Os problemas relatados pelos usuários no serviço prestado pelas empresas também irá para a web. "Vai funcionar como se tivesse sido feita pelo Facebook ou pelo próprio site".

O telefone do consumidor será revelado apenas à companhia citada, para que possa responder ao usuário.

continua após publicidade


FILTRO

Para evitar que mensagens impróprias sejam encaminhadas ao celular do Reclame Aqui, o sistema terá um filtro para analisar as mensagens antes que sejam consideradas para publicação.

"Também temos uma equipe de mediação que recebe esse conteúdo e avalia. É o mesmo sistema que já temos para o site, porque estamos usando a mesma base", diz Vargas.

"Ainda estamos testando qual é a melhor linguagem, mas acreditamos que essa ferramenta irá oferecer facilidades à quem quiser reclamar".