MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Com baixa moagem da cana, produção de etanol cai no final de julho

RIBEIRÃO PRETO, SP - A produção de etanol na maior região produtora do país caiu 15,6% na segunda quinzena de julho, segundo informou a Unica (União da Indústria de Cana-de-Açúcar) nesta terça-feira (12).O motivo foi a baixa moagem da cana-de-açúcar no pe

Da Redação

·
Com baixa moagem da cana, produção de etanol cai no final de julho
Icone Camera Foto por Foto: arquivo
Escrito por Da Redação
Publicado em 12.08.2014, 15:57:00 Editado em 27.04.2020, 20:10:40
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

RIBEIRÃO PRETO, SP - A produção de etanol na maior região produtora do país caiu 15,6% na segunda quinzena de julho, segundo informou a Unica (União da Indústria de Cana-de-Açúcar) nesta terça-feira (12).

continua após publicidade

O motivo foi a baixa moagem da cana-de-açúcar no período, de 35,98 milhões de toneladas -a menor desde a safra 2007/2008, quando foram processados 25,27 milhões de toneladas.

Isso aconteceu porque, segundo a Unica, as usinas reduziram o ritmo de moagem diante da perspectiva de menor oferta de matéria-prima para processamento na safra.

continua após publicidade

A associação de usinas apontou que a quebra agrícola acumulada desde o início da safra até 1º de agosto deve atingir cerca de 7% na região centro-sul.

O motivo é o registro de chuvas em alguns pontos e a seca na maior parte das lavouras. A chuva dificulta a colheita e a moagem da cana, enquanto a seca afeta o desenvolvimento da planta.

De acordo com a Unica, levantamento do CTC (Centro de Tecnologia Canavieira) junto a 154 unidades produtoras indica que a redução no rendimento da área colhida em julho na região centro-sul deve ficar próxima de 10%.

continua após publicidade

Já no Estado de São Paulo esse número pode superar 13% no comparativo com o mesmo período de 2013.

A consultoria Datagro, uma das mais conhecidas do setor sucroenergético, apontou queda de 5,6% (para 560,5 milhões de toneladas) na produção da safra atual de cana-de-açúcar.


ETANOL

continua após publicidade

Na segunda quinzena de julho, a fabricação de açúcar reduziu 12%, somando 2,24 milhões de toneladas. O volume produzido de etanol caiu para 1,60 bilhão de litros, sendo 733,63 milhões de litros de etanol anidro e 868,11 milhões de litros de etanol hidratado.

Apesar destas reduções, no acumulado desde o início da atual safra até 1º de agosto, a quantidade fabricada de açúcar aumentou no comparativo com o mesmo período do ano anterior, saltando de 13,91 milhões de toneladas para 15,13 milhões de toneladas em 2014.

Igualmente, a produção acumulada de etanol cresceu para 11,87 bilhões de litros na safra 2014/2015 (5,12 bilhões de litros de etanol anidro e 6,75 bilhões de litros de etanol hidratado), alta de 4,48% relativamente ao volume observado no último ano (11,36 bilhões de litros).

No acumulado desde o início da safra 2014/2015 até 1º de agosto, o volume processado de cana somou 280,43 milhões de toneladas, contra 270,16 milhões de toneladas observadas em igual período do ano anterior.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Com baixa moagem da cana, produção de etanol cai no final de julho"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!