MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Seca derruba produtividade e moagem da cana

RIBEIRÃO PRETO, SP - A forte estiagem reduziu a quantidade de cana-de-açúcar colhida na região centro-sul do país e afetou a moagem para produção de etanol e açúcar na primeira quinzena de julho, segundo a Única (União da Indústria da Cana-de-Açúcar).De a

Da Redação

·
Seca derruba produtividade e moagem da cana
Icone Camera Foto por Foto: arquivo
Escrito por Da Redação
Publicado em 24.07.2014, 18:52:00 Editado em 27.04.2020, 20:11:09
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

RIBEIRÃO PRETO, SP - A forte estiagem reduziu a quantidade de cana-de-açúcar colhida na região centro-sul do país e afetou a moagem para produção de etanol e açúcar na primeira quinzena de julho, segundo a Única (União da Indústria da Cana-de-Açúcar).

continua após publicidade

De acordo com dados do CTC (Centro de Tecnologia Canavieira), a quebra agrícola na safra atual (2014/2015) é de 6,1%. Em junho, foram colhidas 79,3 toneladas de cana-de-açúcar por hectare -queda de 4,10% frente ao mesmo mês do ano anterior.

Na primeira quinzena de julho, a moagem nas usinas da região totalizou 41,33 milhões de toneladas -6,44% inferior às 44,17 milhões de toneladas moídas na quinzena anterior e 3,88% menor quando comparado à primeira metade de julho de 2013 (42,99 milhões de toneladas).

continua após publicidade

Por meio da assessoria, o diretor técnico da Unica, Antonio de Padua Rodrigues, afirmou que a expectativa é que a redução na produtividade se acentue nos próximos meses, devido à colheita da cana com menos de 12 meses e de áreas mais afetadas pela seca prolongada.

Sobre a queda na moagem das usinas, Rodrigues afirmou que as principais causas foram as "chuvas no sul do Estado de São Paulo, no norte do Paraná e em boa parte do Mato Grosso do Sul, além de manutenção industrial programada e da redução do ritmo de moagem em várias unidades produtoras devido à menor oferta de cana."

No acumulado desde o início da safra 2014/2015 até 16 de julho, a moagem alcançou 244,38 milhões de toneladas, crescimento de 8,26% em relação àquela verificada no mesmo período do último ano (225,73 milhões de toneladas).

continua após publicidade


PRODUÇÃO

Da quantidade total de cana moída na primeira quinzena de julho, 46,38% destinou-se à produção de açúcar, percentual um pouco maior ao registrado no mesmo período do ano passado (45,46%).

Em relação ao etanol, o volume produzido alcançou 1,81 bilhão de litros na primeira metade de julho, aumento de 1,68% sobre o mesmo período da safra passada.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Seca derruba produtividade e moagem da cana "

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!