Economia

China lança campanha de segurança no trabalho

Da Redação ·
 Acidentes recentes mostram negligência e omissão na segurança do trabalho, diz governo
fonte: googleimagens.com
Acidentes recentes mostram negligência e omissão na segurança do trabalho, diz governo

O governo da China anunciou o início de uma campanha em nível nacional para certificar a segurança no trabalho a partir desta segunda-feira, depois dos desastres ocorridos no país asiático nos últimos dias, segundo reportagem deste domingo do jornal oficial Diário do Povo.

continua após publicidade

Segundo o texto, a comissão de Segurança Laboral do Conselho de Estado (poder executivo do país) decidiu iniciar inspeções que devem durar dois meses.

continua após publicidade

Em um comunicado, o conselho destacou os graves acidentes que ocorreram recentemente em algumas áreas e indústrias. Isso, na avaliação oficial, evidencia negligências e omissões na gestão da segurança do trabalho e violações de leis e regulações.

continua após publicidade

As investigações se centrarão sobretudo em quatro setores: minas, indústria química, transporte e indústria pirotécnica, depois que todas elas tenham protagonizado em 2010 vários incidentes que causaram dezenas de mortos.

O governo chinês afirmou que a campanha de controle incluirá tanto a autoavaliação das próprias empresas, como as inspeções públicas e oficiais, que fiscalizarão as medidas posteriormente. Com cerca de dez mil mortos ao ano, a China registra o índice de mortes em acidentes de trabalho mais alto do planeta, concentrado em sua maioria no setor de mineração.