MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Em maio, economia brasileira registra pior desempenho no ano

BRASÍLIA, DF - A economia brasileira registrou em maio o pior desempenho dos cinco primeiros meses do ano, e as expectativas são de que junho possa trazer dados ainda piores sobre a atividade.O indicador de atividade calculado pelo Banco Central (IBC-Br),

Da Redação

·
Em maio, economia brasileira registra pior desempenho no ano
Icone Camera Foto por Foto: Arquivo
Escrito por Da Redação
Publicado em 17.07.2014, 11:40:00 Editado em 27.04.2020, 20:11:31
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

BRASÍLIA, DF - A economia brasileira registrou em maio o pior desempenho dos cinco primeiros meses do ano, e as expectativas são de que junho possa trazer dados ainda piores sobre a atividade.

continua após publicidade

O indicador de atividade calculado pelo Banco Central (IBC-Br), divulgado nesta quinta-feira (17), mostrou retração de 0,18% no quinto mês do ano em relação a abril.

O dado reflete, principalmente, a retração na indústria e o fraco resultado do comércio no período.

continua após publicidade

O Banco Fator destaca que o resultado do IBC-Br, apesar de negativo, veio acima do esperado pela maior parte do mercado, que projetava uma queda ainda maior da atividade.

A consultoria LCA, com base em dados preliminares, projeta queda de 1,5% em junho em relação a maio no indicador do BC. A estimativa considera nova queda mensal na produção industrial e recuo também nas vendas do varejo.

A consultoria Rosenberg também afirma ser bastante provável recuo do indicador próximo de 1% em junho, o que levaria a uma queda de 0,4% no período abril-junho em relação ao trimestre anterior.

continua após publicidade

Em relação ao PIB (Produto Interno Bruto), a Rosenberg revisou a estimativa de PIB de 2014 e 2015 para 1,1%. A consultoria ainda espera, entretanto, crescimento de 0,1% no segundo trimestre em relação ao primeiro.

JUROS

O IBC-Br foi divulgado um dia depois de o Copom (Comitê de Política Monetária do BC) decidir manter a taxa básica de juros em 11% ao ano. Foi a segunda manutenção seguida da taxa.

continua após publicidade

O BC tem dito que a queda na atividade é um dos fatores que deve ajudar a segurar a inflação. O IPCA (índice oficial de preços) está em 6,52% nos 12 meses encerrados em junho e deve fechar o ano em 6,4%, segundo a previsão da instituição.

Ontem, no comunicado sobre a manutenção dos juros, o BC repetiu a afirmação de que a decisão foi tomada "neste momento". A expressão é vista pelo mercado como um sinal de que a instituição não quer se comprometer com os próximos passos da política monetária.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Em maio, economia brasileira registra pior desempenho no ano"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!