Economia

BC dos EUA pode terminar programa de compra de títulos em outubro

Da Redação ·
Imagem ilustrativa da notícia BC dos EUA pode terminar programa de compra de títulos em outubro
fonte: Foto: Arquivo
BC dos EUA pode terminar programa de compra de títulos em outubro

SÃO PAULO, SP - O Federal Reserve, banco central dos EUA, decidiu que vai acabar com seu programa de recompra mensal de títulos da dívida em outubro, se tudo ocorrer "conforme o esperado" na economia americana.

continua após publicidade

Na ata da reunião de junho de seu Comitê de Política Econômica (Fomc), divulgada nesta quarta-feira (9), o Fed diz que "se a economia progredir conforme o [Fed] espera, com reduções no ritmo de compra [dos títulos] em cada reunião, essa última redução ocorreria após a reunião de outubro".

O BC americano tem diminuído sua recompra de títulos do Tesouro e títulos lastreados em hipotecas desde janeiro e já tinha dito que esperava encerrar o programa até o final deste ano. No entanto, até agora não havia especificado uma data.

continua após publicidade

ECONOMIA

Na ata, a instituição também diz que a economia dos Estados Unidos apresenta sinais de melhora após uma queda surpreendente no primeiro trimestre. "Os dados (...) sugerem que a atividade econômica está melhorando no segundo trimestre após uma forte contração do PIB", indicou o resumo da reunião realizada nos dias 17 e 18 de junho.

O estímulo maciço do BC americano inundou os mercados financeiros com dinheiro e estimulou a participação diária no tradicional mercado de fundos do Fed.
Aumentar ou diminuir os juros sobre reservas excedentes pode encorajar ou desencorajar os bancos a manter recursos no Fed.