Economia

Bancos abrem das 8h30 às 12h30 na sexta; no Rio e em Fortaleza, ficarão fechados

Da Redação ·
Imagem ilustrativa da notícia Bancos abrem das 8h30 às 12h30 na sexta; no Rio e em Fortaleza, ficarão fechados
fonte: Foto: arquivo
Bancos abrem das 8h30 às 12h30 na sexta; no Rio e em Fortaleza, ficarão fechados

SÃO PAULO, SP - Nesta sexta-feira (4), os bancos funcionarão das 8h30 às 12h30 devido ao jogo da seleção brasileira, informou a Febraban (Federação Brasileira de Bancos). As exceções serão as cidades do Rio de Janeiro e Fortaleza, onde as prefeituras decretaram feriado pelo fato de os municípios sediarem as partidas das quartas de final da Copa marcadas para esta sexta.

continua após publicidade

Com isso, os moradores de Rio e Fortaleza devem ficar atentos: impostos com vencimento na sexta devem ser pagos pela internet, pois seus prazos não serão prorrogados.

Mas os boletos (contas de luz, telefone, gás, água e outras contas pagas por meio de boletos bancários) com data de pagamento para o dia 4 de julho nas duas capitais poderão ser pagos no primeiro dia útil subsequente ao do vencimento, diz a Febraban.

continua após publicidade

Nas demais cidades, incluindo São Paulo, o horário foi modificado para o período matutino. Segundo a Febraban, essa alteração está de acordo com a circular nº 3.703/2014 do Banco Central, a qual autoriza mudança no horário de atendimento das agências nos dias de jogos da seleção, desde que seja oferecido aos clientes um funcionamento mínimo de quatro horas.

A entidade diz que os bancos deverão afixar nas agências aviso sobre o horário de atendimento nos dias de jogos com uma com antecedência mínima de 48 horas.

Como alternativa às agências, a Febraban sugere o uso de caixas eletrônicos, internet banking, aplicativo do banco no celular (mobile banking), operações bancárias por telefone e também pelos correspondentes --casas lotéricas, Correios, supermercados e outros credenciados.