MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Atraso na coleta dos dados prejudica pesquisa de emprego, diz IBGE

RIO DE JANEIRO, RJ - O atraso na coleta dos dados da Pesquisa Mensal de Emprego reduz a qualidade da informação, segundo Cimar Azeredo Pereira, coordenador de Emprego e Rendimento do IBGE.O ideal é fazer a entrevista o mais perto possível da semana de ref

Da Redação

·
Atraso na coleta dos dados prejudica pesquisa de emprego, diz IBGE
Icone Camera Foto por Foto: Arquivo
Escrito por Da Redação
Publicado em 26.06.2014, 15:27:00 Editado em 27.04.2020, 20:12:33
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

RIO DE JANEIRO, RJ - O atraso na coleta dos dados da Pesquisa Mensal de Emprego reduz a qualidade da informação, segundo Cimar Azeredo Pereira, coordenador de Emprego e Rendimento do IBGE.

continua após publicidade

O ideal é fazer a entrevista o mais perto possível da semana de referência porque as pessoas podem se esquecer ou confundir se procuraram ou não emprego no período.

O prejuízo na coleta dos dados foi maior em Porto Alegre, onde a pesquisa está em fase final.

continua após publicidade

Em Salvador, a tarefa foi concluída, mas não houve tempo de analisar e conferir as informações.

A greve dos servidores do IBGE completou um mês nesta quinta-feira (26). Durante todo o período, a direção do IBGE disse que não teria prejuízo às pesquisas. O levantamento mensal de emprego foi o primeiro afetado.


QUALIDADE

continua após publicidade

Apesar do IBGE assegurar que será divulgada a média da taxa de desemprego das seis regiões, Cimar Azeredo Pereira, coordenador do IBGE, diz que isso dependerá da "qualidade dos dados" coletados em Porto Alegre e Salvador, onde gerentes regionais da pesquisa aderiram à greve.

"Vamos olhar esses dados coletados com olhos de lince e ver a sua qualidade. O maior problema que pode existir é a memória do informante, que se esquece do que fez. O ideal é fazer a coleta perguntando o que a pessoa fez na semana anterior. Quanto mais passa o tempo, a chance dele esquecer é maior."

Pereira disse que os entrevistadores estão atentos e avisados para alertar os entrevistados sobre a data correta.

continua após publicidade

O coordenador disse ainda que o atraso em maio na coleta em Salvador e Porto Alegre também irá repercutir na pesquisa de junho, que deverá ser postergada.

PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO

continua após publicidade

Segundo Ana Magni, diretora da Assibge (sindicato da categoria), o movimento dos grevistas tem crescido e mesmo com as ações da direção, que remaneja profissionais, não foi possível divulgar os dados de Salvador e Porto Alegre "com grande buracos na coleta dos dados e na análise".

Segundo ela, o fato ilustra "a deterioração e precarização" do trabalho no IBGE, que perde servidores ano a ano. Em 2007, eram cerca de 8 mil servidores próprios. Agora, o número é próximo a 6 mil.

"Mais gente vai se aposentar e não há um plano para repor esse pessoal."

continua após publicidade


REIVINDICAÇÕES

A categoria reivindica principalmente equiparação salarial aos servidores de outros órgãos, como o Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada). A direção do IBGE também defende essa proposta.

Mas o Ministério do Planejamento, ao qual o IBGE é vinculado, diz que não há possibilidade de mudanças salariais neste ano, citando que ainda está sob vigência um acordo ate 2015 com a categoria.

Na greve de 2012, que durou dois meses, ficou acertado um reajuste de 15%, escalonado em três anos.

Naquele ano, a pesquisa mensal de emprego, a mais complexa do instituto e com o maior número de pessoas entrevistadas, também divulgou dados parciais em junho e julho. As informações completas, com a taxa média de desemprego das seis regiões, foi divulgada em agosto.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Atraso na coleta dos dados prejudica pesquisa de emprego, diz IBGE"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!