Economia

Bolsas em NY fecham em baixa com realização de lucros

Da Redação ·
Imagem ilustrativa da notícia Bolsas em NY fecham em baixa com realização de lucros
fonte: Foto: Arquivo
Bolsas em NY fecham em baixa com realização de lucros

As bolsas de Nova York fecharam em leve baixa, próximas da estabilidade nesta segunda-feira, 23, em um movimento de correção após a sequência de recordes de fechamento na semana passada. Dados bons da economia americana, divulgados hoje, deram força temporária aos índices acionários, mas eles se mantiveram no vermelho.

O Dow Jones fechou em baixa de 9,82 pontos (0,06%), aos 16.937,26 pontos. O S&P 500 recuou 0,26 ponto (0,01%), para 1.962,61 pontos. Já o Nasdaq encerrou com ganho de 0,64 ponto (0,01%), aos 4.368,68 pontos, migrando para o terreno positivo nos últimos minutos da sessão. Na sexta-feira, o S&P 500 registrou seu terceiro recorde de fechamento consecutivo e o 22º do ano. No acumulado de 2014, o índice tem alta de 6,1% e o Dow Jones tem ganho de 2,1%.

Entre os números publicados hoje, o índice dos gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) industrial dos EUA subiu para 57,5 em junho, de 56,4 em maio, segundo dados preliminares da Markit, o que marcou o nível mais alto desde maio de 2010. Além disso, as vendas de moradias usadas e o índice de atividade nacional do Federal Reserve de Chicago vieram acima do esperado. "Tivemos um noticiário de fusões e alguns dados econômicos bons, mas isso não foi suficiente para fazer o mercado se importar", disse Michael Antonelli, trader da Robert W. Baird.

No noticiário corporativo, as ações da Micros Systems subiram 3,36% depois de o Wall Street Journal reportar que a Oracle está próxima de fechar um acordo para comprar a companhia de software por cerca de US$ 5 bilhões. O papel da Oracle ganhou 0,66%.

Na Europa, dados decepcionantes de atividade da zona do euro prevaleceram sobre a notícia de que a indústria chinesa voltou a se expandir e as bolsas da região fecharam em baixa.

continua após publicidade