MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Transmissão de dados vai turbinar PIB brasileiro em 0,5 ponto, diz Microsoft

RIO DE JANEIRO, RJ - O presidente da Microsoft no Brasil, Mariano De Beer, prevê que o aumento expressivo da transmissão de dados nos próximos anos poderá adicionar 0,5 ponto percentual ao PIB brasileiro. A cifra corresponderia a cerca de R$ 50 milhões ao

Da Redação

·
Transmissão de dados vai turbinar PIB brasileiro em 0,5 ponto, diz Microsoft
Icone Camera Foto por Foto: arquivo
Escrito por Da Redação
Publicado em 16.06.2014, 14:20:00 Editado em 27.04.2020, 20:13:04
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

RIO DE JANEIRO, RJ - O presidente da Microsoft no Brasil, Mariano De Beer, prevê que o aumento expressivo da transmissão de dados nos próximos anos poderá adicionar 0,5 ponto percentual ao PIB brasileiro.

continua após publicidade

A cifra corresponderia a cerca de R$ 50 milhões ao ano. Beer se refere ao fenômeno conhecido no setor de tecnologia da informação e comunicação como "big data".

Segundo Beer, antes os dados eram prioritariamente de empresas. Agora, cada vez mais pessoas utilizam e compartilham dados com os adventos das redes sociais -tendência que será crescente nos próximos anos.

continua após publicidade

Além disso, diz, os profissionais que lidavam com transmissão de dados eram da área de tecnologia. Com as redes sociais, segundo Beer, pessoas de áreas comerciais, de marketing e vendas terão de analisar e classificar dados de pessoas e empresas para fazer negócios.

Fernando Lemos, vice-presidente de tecnologia da Oracle no Brasil, afirmou que com as redes sociais as pessoas passaram a disponibilizar seus dados pessoas, preferências e outras informações. Às empresas, diz, caberá mapear o perfil desses clientes em potencial.


4G

continua após publicidade

Carlos Manuel Baigorri, superintendente de concorrência da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), disse que a transmissão de dados entre pessoas no país vai crescer com a expansão da tecnologia 4G da telefonia móvel -mais veloz e com mais capacidade de tráfego de dados.

Um propulsor do 4G, prevê, será o leilão de uma nova frequência para o sistema, no segundo semestre. A Anatel vai conceder a frequência de 700 megahertz para a prestação desse serviço, o que irá baratear, segundo ele, o acesso ao 4G.

Isso porque, diz, nessa frequência as operadoras precisam investir menos em antenas para cobrir uma área maior -na faixa atual, há necessidade de maiores investimentos em cobertura.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Transmissão de dados vai turbinar PIB brasileiro em 0,5 ponto, diz Microsoft"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!