Economia

BC lança aplicativo para facilitar identificação das notas de real

Da Redação ·
Imagem ilustrativa da notícia BC lança aplicativo para facilitar identificação das notas de real
fonte: Foto: Arquivo
BC lança aplicativo para facilitar identificação das notas de real

SÃO PAULO, SP - O Banco Central lançou nesta semana um aplicativo gratuito que detalha os elementos de segurança das cédulas de real. De acordo com a autoridade monetária, o objetivo não é verificar automaticamente a autenticidade das notas, mas sim facilitar o reconhecimento das cédulas.

continua após publicidade

O lançamento do aplicativo, a um dia do início da Copa do Mundo, tem como alvo não só os brasileiros, mas também os turistas estrangeiros que vêm ao país assistir aos jogos. O aplicativo, chamado Dinheiro Brasileiro, pode ser baixado na Apple Store e no Google Play e está disponível em português, inglês e espanhol.

Para verificar a autenticidade da nota, basta posicionar o celular ou tablet sobre a cédula que o aplicativo identifica a nota por comparação de imagem. O programa também indica quais elementos de segurança devem ser observados, como o número escondido --numeral com o valor da nota--, que fica visível quando a cédula é colocada na posição horizontal, na altura dos olhos, em local com bastante luz.

continua após publicidade

Outro componente é a marca-dÂ’água, que revela o valor e a imagem do animal da cédula. Também hoje o Banco Central lançou nova versão do aplicativo Câmbio Legal, que identifica pontos de compra e venda de moeda estrangeira. Na nova versão, o usuário pode consultar o Valor Efetivo Total (VET) cobrado nas operações de câmbio e fazer a conversão de mais de 160 moedas diferentes.