MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Notebooks impedem queda maior do mercado de computadores no Brasil

Os computadores portáteis, como notebooks e netbooks, levaram o mercado brasileiro de computadores "nas costas" e impediram uma queda maior do setor no ano passado. As vendas de PCs caíram 6,4% em 2009, na comparação com 2008, chegando a 11 milhões de

Da Redação

·
Venda de PCs caiu 6,4% no ano passado, diz consultoria
Icone Camera Foto por vidaportatil.com.br
Venda de PCs caiu 6,4% no ano passado, diz consultoria
Escrito por Da Redação
Publicado em 03.04.2010, 08:41:00 Editado em 27.04.2020, 21:05:09
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Os computadores portáteis, como notebooks e netbooks, levaram o mercado brasileiro de computadores "nas costas" e impediram uma queda maior do setor no ano passado. As vendas de PCs caíram 6,4% em 2009, na comparação com 2008, chegando a 11 milhões de unidades vendidas. Os dados são da consultoria IDC.

continua após publicidade

Mas as vendas de notebooks cresceram 19% no ano passado, chegando a 3,8 milhões de máquinas comercializadas. Essa alta foi gerada principalmente por usuários domésticos, que compraram 36% mais notebooks em 2009, enquanto entre as empresas (mercado corporativo) houve uma queda de 16%. Luciano Crippa, analista do setor de PCs da IDC, diz que a redução dos impostos é uma das causas do fenômeno.

continua após publicidade

As medidas que foram tomadas pelo governo como a isenção de tributos e impostos para o segmento de PCs e a facilidade de novas linhas de crédito, principalmente no varejo e nos programas nacionais de inclusão digital para professores, propiciaram esse crescimento.

continua após publicidade

Já os desktops (computadores de mesa) registraram 16% de queda nas vendas, chegando a 7,2 milhões de unidades – o número leva em conta os mercados doméstico e corporativo. Nos últimos anos há um processo gradual de substituição das máquinas fixas pelas móveis. A novidade agora é que essa migração começa a ser feita também pela classe C, diz o analista.

No segmento doméstico isso é um resultado claro da substituição dos desktops pelos portáteis, que oferecem mobilidade, portabilidade e autonomia de bateria cada vez maior.

continua após publicidade

Para 2010, a expectativa do IDC é que o mercado se recupere e o número de máquinas vendidas chegue a 12,8 milhões, uma alta de 16%. Crippa diz que muitas empresas adiaram gastos no setor em razão da crise econômica mundial.

O mercado brasileiro de PCs nunca havia sofrido queda de vendas no comparativo ano a ano, mas no ano passado, por conta da crise financeira mundial, as empresas cortaram recursos e postergaram a compra de equipamentos para 2010 e 2011.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Notebooks impedem queda maior do mercado de computadores no Brasil"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!