MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Área de Libra, no pré-sal, deve aumentar em 56% reservas de gás do país

SAMANTHA LIMA RIO DE JANEIRO, RJ - A área na província de petróleo do pré-sal conhecida como Libra pode ter potencial de, sozinha, aumentar até 56% o total de reservas de gás natural do Brasil. A informação foi apresentada nesta terça-feira (27) por Os

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 27.05.2014, 17:07:00 Editado em 27.04.2020, 20:14:07
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

SAMANTHA LIMA
RIO DE JANEIRO, RJ - A área na província de petróleo do pré-sal conhecida como Libra pode ter potencial de, sozinha, aumentar até 56% o total de reservas de gás natural do Brasil.
A informação foi apresentada nesta terça-feira (27) por Osvaldo Pedrosa, presidente da estatal PPSA (Pré-Sal Petróleo).
A empresa foi criada para representar os interesses da União nos contratos de partilha assinados com as empresas que vão explorar e produzir óleo e gás nos reservatórios do pré-sal.
Segundo o executivo, Libra indica um total de recursos recuperáveis entre 313,6 bilhões e 470,4 bilhões de metros cúbicos de gás, volume que representa entre 37,3% e 56% do total de 839,5 bilhões de metros cúbicos de reservas no país, considerando as provadas e prováveis, de acordo com a ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis).
Localizada na Bacia de Santos, a área de Libra é explorada pela Petrobras, em parceria com a francesa Total, a anglo-holandesa Shell e as chinesas CNOOC e CNPC.
Ela foi arrematada pelo consórcio em outubro do ano passado, em leilão organizado pela ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis).
GÁS CARBÔNICO
Os volumes estimados para Libra já desconsideram o teor de gás carbônico associado nos reservatórios, da ordem de 44% do volume total.
Em Libra, o teor de gás carbônico é mais alto do que em outros reservatórios no pré-sal, segundo Pedrosa.
Esse gás não deverá ser, porém, disponibilizado para uso no Brasil assim que a produção comercial for iniciada. Isso porque ainda se estuda a melhor tecnologia para escoá-lo.
Assim, nos primeiros meses em que Libra estiver em produção, o gás deverá ser reinjetado nos poços.
A reinjeção contribui para aumentar a produtividade dos poços, uma vez que aumenta a pressão de saída do petróleo.
De acordo com o executivo, a perfuração dos dois primeiros poços exploradores em Libra pelo consórcio liderado pela Petrobras é prevista para o segundo semestre de 2014.
Em 2016, será iniciada a fase de testes da produção. O projeto-piloto de produção de Libra será iniciado em 2020.
RESERVATÓRIOS ALÉM DA FRONTEIRA
Pedrosa disse esperar que até o fim do ano a PPSA resolva os quatro casos de unitização de reservatórios de petróleo e gás que estão em abertos e envolvem áreas da União no pré-sal.
A unitização é um procedimento realizado quando um operador de petróleo descobre que um reservatório de petróleo e gás no qual ele realiza trabalho de exploração e produção estende-se para além da área inicialmente delineada, dentro da qual ele pode, por contrato, atuar.
Quando o operador descobre a extensão maior do reservatório, é obrigada a comunicar à ANP e, em seguida, iniciar a negociação com o proprietário da área sobre a qual avança, para fazer a correta delimitação das reservas.
No caso de unitização sobre os reservatórios do pré-sal da União, a negociação para delimitação das áreas se dá com a PPSA.
Os casos a que Pedrosa se referem são de reservatórios que se estendem além das áreas de exploração inicialmente delineadas no campo de Lula, Sapinhoá (ambos no pré-sal) e Tartaruga Mestiça (no pós-sal), os três sob domínio da Petrobras, e a área Gato do Mato, de concessão da Shell.
Todos esses avançam sobre as áreas do pré-sal da União.
Pedrosa descarta a possibilidade de impasse na negociação.
"O pior dos mundos num acordo de unitização é não chegar a um entendimento, porque assim as empresas não se desenvolvem, não produzem. Em geral, as empresas se entendem", disse Pedrosa.

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Área de Libra, no pré-sal, deve aumentar em 56% reservas de gás do país"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!