Economia

Paraná recebe maior feira do setor automotivo da região Sul

Da Redação ·
O setor automotivo no Paraná responde por 12% da produção de veículos no Brasil
fonte: feiraautopar.com.br
O setor automotivo no Paraná responde por 12% da produção de veículos no Brasil

Chega ao Paraná a segunda maior feira de fornecedores da indústria automotiva do Brasil, a Autopar 2010. O evento será aberto nesta quarta-feira e segue até sábado no Expotrade Convention Center, em Pinhais, região de Curitiba. Realizada a cada dois anos, a Autopar 2010 chega com 500 expositores e expectativa de 41 mil visitantes de todo o país e do Mercosul.
 

continua após publicidade

Para o secretário de Estado da Indústria, do Comércio e Assuntos do Mercosul, Virgílio Moreira Filho, a maior feira do setor da região Sul e segunda nacional apresenta as principais tendências nas áreas de autopeças, além de mostrar a força do setor automotivo para toda a indústria brasileira.
 

Segundo a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), a produção de veículos no acumulado deste ano até maio chegou a 1,433 milhão de veículos, uma expansão de 20,7% em relação ao mesmo período de 2009. Para a entidade, o bom desempenho da indústria automobilística é consequência de resultados favoráveis nas vendas ao exterior e também do desempenho do mercado interno, que segue em expansão em relação ao início do ano passado.
 

continua após publicidade

Projeções da Anfavea indicam, ainda, que este ano o setor automotivo brasileiro deve comercializar 3,4 milhões de veículos, 8% a mais do que em 2009. A produção deve avançar 5,4%, totalizando 3,39 milhões de unidades.
 

Atualmente, o setor automotivo no Paraná responde por 12% da produção de veículos no Brasil, num total de 654 indústrias, entre montadoras e fabricantes de autopeças, com geração de 35,7 mil empregos. O setor automotivo representa 14,5% das vendas industriais paranaenses. O Paraná é o segundo maior mercado de distribuição de autopeças do Brasil, com 12% de participação, de acordo com o Sindicato do Comércio Varejista de Veículos, Peças e Acessórios para Veículos no Estado do Paraná (Sincopeças-PR).
 

O secretário Virgílio Moreira Filho acrescenta que o setor automotivo é um dos principais produtos do Paraná na pauta de exportações, em especial aos países do Mercosul. Entre os principais produtos vendidos para a Argentina, por exemplo, os destaques são automóveis, tratores e peças automotivas. São produtos com alto valor agregado e trazem efetivo fomento para as vendas internacionais do Paraná, resume.
 

continua após publicidade

Serviço: Feira Sul-brasileira de fornecedores da indústria automotiva - Autopar 2010

Data: 9 a 12 de junho

Local: Expotrade Convention Center - Pinhais