MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Dilma destaca aumento da produtividade na safra 2013/14

Durante a cerimônia de lançamento do Plano Agrícola e Pecuário (PAP) 2014/15, a presidente Dilma Rousseff comemorou nesta segunda-feira, 19, o crescimento da safra 2013/14, que deve colher 191,2 milhões de toneladas de grão, ou 1,6% a mais do que na safra

Da Redação

·
A presidente afirmou ainda que o "o mais importante" é o aumento da produtividade, o que permite que "a produção cresça mais do que a área plantada"
Icone Camera Foto por Foto: Arquivo
A presidente afirmou ainda que o "o mais importante" é o aumento da produtividade, o que permite que "a produção cresça mais do que a área plantada"
Escrito por Da Redação
Publicado em 19.05.2014, 12:09:02 Editado em 27.04.2020, 20:14:34
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Durante a cerimônia de lançamento do Plano Agrícola e Pecuário (PAP) 2014/15, a presidente Dilma Rousseff comemorou nesta segunda-feira, 19, o crescimento da safra 2013/14, que deve colher 191,2 milhões de toneladas de grão, ou 1,6% a mais do que na safra anterior. Dilma ponderou que o crescimento ocorreu mesmo com a ocorrência de "contratempos climáticos em importantes áreas agrícolas do País".

A presidente afirmou ainda que o "o mais importante" é o aumento da produtividade, o que permite que "a produção cresça mais do que a área plantada". De acordo com Dilma, o crescimento da produtividade se deve a avanços nas áreas de melhoramento genético, controle de doenças e "outros avanços tecnológicos". "O Brasil tem motivos de sobra para se orgulhar do nosso agronegócio", disse a presidente. Dilma afirmou ainda que o agronegócio brasileiro é um "modelo de sucesso".

A presidente também utilizou seu discurso para criticar o governo tucano que, segundo a presidente, tinha dificuldades em "fazer uma política de crédito adequada". "Lembrar o cenário de 12 anos nos ajuda a ter uma posição mais precisa para as transformações que vamos construir juntos", declarou.

Sem citar o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso ou mesmo o PSDB, Dilma lançou números para comparar a política de disponibilização de crédito rural no governo tucano e a partir da administração de Luiz Inácio Lula da Silva, iniciada em 2003. "Na safra anterior à chegada do presidente Lula, nós tínhamos colhido 96,8 milhões de toneladas de grãos para uma área de 40,2 milhões de hectares", discursou a presidente. Segundo ela, a safra 2013/14 deve colher 191 milhões de toneladas de grãos, numa área de 56,4 milhões de hectares. "Tamanho crescimento da produtividade só é possível com muita pesquisa e muito trabalho qualificado", alfinetou.

Além do mais, Dilma comparou a oferta de crédito na última safra antes da posse de Lula e as taxas de juros disponibilizadas. "Não só foram mais recursos, mas a taxa de juros médio mudou de patamar", disse. "Dos 8,75% (a.a.) antes para custeio e para investimento, hoje trabalhamos com taxas de 4% a 6,5% (a.a). A taxa para investimento chegava (antes de Lula) a 10,75%", afirmou.

Dilma disse, ainda, que o agronegócio brasileiro é líder no cenário internacional e que é fundamental para o desenvolvimento sustentável do País.

A cerimônia de lançamento do Plano Agrícola e Pecuário (PAP) 2014/15 acontece no Palácio do Planalto, em Brasília, e tem também a presença do ministro da Agricultura, Neri Geller. O valor para financiamento do PAP, de R$ 156,1 bilhões, faz parte de um 'pacote de bondades' preparado pelo governo para se reaproximar do agronegócio.

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Dilma destaca aumento da produtividade na safra 2013/14"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!