MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Alta da economia brasileira é recorde

A economia brasileira cresceu 9% no primeiro trimestre de 2010, na comparação com o mesmo período do ano passado. Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), essa é a maior variação das riquezas do país desde o início da série his

Da Redação

·
  Consumo foi beneficiado por redução do IPI de carros e eletrodomésticos
Icone Camera Foto por AE
Consumo foi beneficiado por redução do IPI de carros e eletrodomésticos
Escrito por Da Redação
Publicado em 08.06.2010, 10:18:00 Editado em 27.04.2020, 21:01:09
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A economia brasileira cresceu 9% no primeiro trimestre de 2010, na comparação com o mesmo período do ano passado. Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), essa é a maior variação das riquezas do país desde o início da série histórica medida pelo instituto, em 1995.

continua após publicidade

Os dados divulgados nesta terça-feira (8) mostram o primeiro resultado trimestral positivo desde o fim de 2008. Do último trimestre do ano passado para cá, o PIB (Produto Interno Bruto, a soma das riquezas produzidas) avançou 2,7%, alcançando R$ 826,4 bilhões.

O PIB é um dos principais indicadores da economia de um país e representa a soma das riquezas geradas pelos diversos setores – indústria, comércio, serviços e agrícola. Essa alta, segundo analistas, é resultado do aumento do consumo das famílias,incentivados pelos cortes de impostos promovidos pelo governo desde 2009 para enfrentar a crise econômica.

continua após publicidade

No ano passado, a economia brasileira acumulou quatro trimestres de queda, em decorrência da crise financeira internacional. Para os analistas ouvidos pelo R7, o crescimento forte já era esperado, e fica bastante próximo dos níveis alcançados pela China – que avançou 11,9% neste começo do ano.

De outubro a dezembro, o PIB havia caído 0,2%. Entre julho e setembro, a economia apresentou retração de 1,7%, depois de cair 1,9% e 2,1% nos dois trimestres imediatamente anteriores. Para o ano de 2010, o mercado aposta em uma alta de 6,6%.

O PIB é calculado a cada três meses pelo IBGE e quando aponta geração de riqueza inferior à do período anterior, indica retração econômica. A recessão ocorre quando essa redução aparece por, pelo menos, dois trimestres seguidos.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Alta da economia brasileira é recorde "

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!