Economia

Novas regras dos planos de saúde entram em vigor hoje

Da Redação ·
 ANS reajusta preços a cada 12 meses; clientes só sentirão impacto no bolso em 2011
fonte: googleimagens.com
ANS reajusta preços a cada 12 meses; clientes só sentirão impacto no bolso em 2011

A cobertura dos planos de saúde muda a partir desta segunda-feira (7). Agora, as operadoras serão obrigadas a bancar 73 novos exames médicos e odontológicos, além de ampliar o número de consultas com psicólogos, nutricionistas, fonoaudiólogos e terapeutas ocupacionais. A alteração foi anunciada pela ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) em janeiro.

continua após publicidade

Segundo a agência, as mudanças não terão grande peso nos custos, mas essa elevação pode ser repassada principalmente no caso dos contratos de grupos. O consumidor não sentirá o impacto das mudanças no bolso agora, já que o reajuste ocorre apenas uma vez no ano e leva em conta os custos das empresas com exames nos últimos 12 meses.

continua após publicidade

A Abramge (Associação Brasileira de Medicina de Grupo), que representa os planos de saúde, informou que as novas regras irão gerar custos adicionais. Algumas empresas já estão tentando antecipar os gastos com o novo rol e repassando o aumento para os novos clientes, informou o presidente da Abramge, Arlindo de Almeida, em entrevista ao R7.