Economia

Receita aumenta fiscalização na Ponte da Amizade

Da Redação ·
 Aduana da Receita Federal na  Ponte da Amizade
fonte: Google Imagens
Aduana da Receita Federal na Ponte da Amizade

A partir deste sábado (5), a Receita Federal realizará todos os sábados, na aduana da Ponte Internacional da Amizade, em Foz do Iguaçu, na fronteira entre o Brasil e o Paraguai, a Operação Pôr do Sol. A ação tem como alvo os ônibus de turismo provenientes do Paraguai que transportam compras feitas naquele país.

continua após publicidade

O órgão dará início à fiscalização sempre a partir das 17 horas, num procedimento padrão, com a verificação de todos os veículos.

A Receita informou que a operação foi motivada pelo aumento do número de veículos que atravessam a fronteira transportando mercadorias sem a devida regularização. O número de ônibus praticamente triplicou a partir do mês de março. Até aquele mês, eram registrados em torno de 40 veículos aos sábados, dia de maior movimento na ponte. Atualmente a média é de 110 veículos. Não há previsão para o término da operação.

continua após publicidade

O órgão alerta que a medida poderá resultar em grandes atrasos para a volta dos ônibus ao Brasil, inclusive durante a noite. Os veículos que retornarem ao país antes das 17h também serão parados e terão que aguardar até esse horário, quando terá início a operação.

De acordo com a Receita, os responsáveis pelos ônibus que pretendem passar pela aduana serão comunicados sobre os novos procedimentos.