Economia

Percentual de álcool na gasolina pode aumentar novamente

Da Redação ·
Imagem ilustrativa da notícia Percentual de álcool na gasolina pode aumentar novamente
fonte: Foto: arquivo
Percentual de álcool na gasolina pode aumentar novamente

BRASÍLIA, DF, 10 de abril (Folhapress) - O percentual de álcool anidro misturado na gasolina pode subir novamente este ano. A proposta, feita pelos produtores de cana-de-açúcar, está em estudo no governo. No ano passado, o percentual da mistura subiu de 20% para 25%. A ideia é chegar a 27,5%.

O ministro da Agricultura Neri Geller afirmou hoje, em entrevista ao programa "Bom Dia, Ministro", da EBC (Empresa Brasil de Comunicação), que se reuniu ontem com o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, para tratar do assunto.

O Ministério de Minas e Energia informou que está analisando o documento entregue pela Unica (União da Indústria de Cana-de-Açúcar), para se manifestar posteriormente.

Se adotada, a medida deve contribuir para evitar um aumento maior do combustível e ajudar no combate à inflação.

O álcool anidro é utilizado na mistura vendida nos postos com o nome de gasolina. O combustível verde é mais barato que o de origem fóssil. Por isso, quanto maior o percentual, menor o preço final ao consumidor.

A quantidade maior de álcool, por outro lado, faz com que o tanque de combustível dure menos tempo. Também pode causar problemas mecânicos em carros movidos exclusivamente a gasolina.

Para o cálculo da inflação, no entanto, o que interessa é o preço do produto na bomba. A gasolina subiu 1,3% no primeiro trimestre do ano, puxada pelo preço do álcool.

continua após publicidade