Economia

Venda de veículos novos batem recorde em maio

Da Redação ·
Vendas de automóveis e comerciais leves em maio caíram 10% sobre abril
fonte: Foto por Foto por Agência Estado
Vendas de automóveis e comerciais leves em maio caíram 10% sobre abril

As vendas de veículos novos bateram mais um recorde neste ano, com 1,25 milhão de unidades vendidas entre janeiro a maio, um crescimento de 13,6% em relação ao mesmo período do ano passado, segundo informações preliminares de associações que que representam o setor, Fenabrave e Anfavea.

continua após publicidade

Apesar do resultado positivo, houve redução de 10% nas vendas na comparação com abril, o que demonstra que os consumidores colocaram o pé no freio nas aquisições de carros novos.

continua após publicidade

O resultado pode ser atribuído ao fim da redução do IPI (Imposto sobre Produto Industrializado) que provocou um aumento de 2% no preço do veículo. As associações já esperavam pela redução das vendas, uma vez que o brasileiro procurou antecipar a compra do carro zero para aproveitar o corte do tributo.

continua após publicidade

Até o final de março - recorde histórico de vendas de veículos novos -, o licenciamento vinha registrando números crescentes, impulsionados por incentivos concedidos pelo governo federal após a crise financeira internacional de 2008. Os dados podem ainda sofrer pequenos ajustes quando forem consolidados.

As vendas no mês passado somaram 235.893 unidades, ante 262.203 em abril e 237.464 em maio do ano passado. A média de vendas por dia útil em maio foi de 11.233 veículos, uma queda de 14,3% na comparação com a média de abril, de 13.110 unidades.