Economia

Produção industrial do Japão cresce 1,3% em abril

Da Redação ·
 Dado marca segundo avanço mensal consecutivo e sinaliza consolidação da atividade
fonte: googleimagens.com
Dado marca segundo avanço mensal consecutivo e sinaliza consolidação da atividade

A produção industrial do Japão cresceu 1,3% em abril em relação a março. Trata-se do segundo mês consecutivo de avanço, segundo dados publicados pelo Ministério da Economia, Comércio e Indústria nesta segunda-feira (31).

continua após publicidade

A produção industrial é considerada um dado chave para antecipar a marcha da segunda maior economia mundial, altamente dependente do setor manufatureiro. A China - principal parceiro comercial do Japão - se transformou no principal consumidor dos produtos industriais japoneses e ajudou muitas companhias a se recuperarem da crise de vendas que sofriam desde o final de 2008 e que obrigou a grandes cortes.

continua após publicidade

A produção em mineração e nas fábricas teve expansão e o nível de estoques industriais subiu 0,3%. O índice de entregas de pedidos industriais, por sua vez, cresceu 1,6%.

continua após publicidade

O dado de abril foi recebido por analistas e investidores como sinal de consolidação do ritmo de atividade da indústria do país, depois de em fevereiro ter registrado uma leve queda; o dado de então encerrou um ciclo de altas registradas desde março de 2009.

Os dados apresentados hoje pelo governo indicam que os fabricantes esperam aumentar sua produção em 0,4% em todo o mês de maio e 0,3% em junho, devido também ao aumento da demanda dos Estados Unidos.

continua após publicidade

"Copyright Efe - Todos os direitos de reprodução e representação são reservados para a Agência Efe."