MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Mantega associa ingresso de capitais no Pais a solidez

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou nesta sexta-feira, 28, que o vigoroso ingresso de capitais no Brasil será mantido em abril. "Acredito que vai continuar. Nos ainda temos grande volume de capitais no mundo, cerca de US$ 10 trilhões, que têm qu

Da Redação

·
Mantega associa ingresso de capitais no Pais a solidez
Icone Camera Foto por Foto: Arquivo
Escrito por Da Redação
Publicado em 28.03.2014, 14:06:02 Editado em 27.04.2020, 20:16:56
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou nesta sexta-feira, 28, que o vigoroso ingresso de capitais no Brasil será mantido em abril. "Acredito que vai continuar. Nos ainda temos grande volume de capitais no mundo, cerca de US$ 10 trilhões, que têm que render, dar lucro, senão o investidor fica zangado", comentou. "Se (o investidor) vai aplicar hoje nos EUA não ganha nada, vai aplicar aonde?" O ministro destacou que esse ingresso de capitais no Brasil faz parte de um processo de transição relativo ao início da normalização da política monetária americana.

"O cambio continuará flutuando. Temos um cenário internacional mais calmo. Ele tinha ficado nervoso há alguns meses por causa do início do tapering pelos EUA (redução do programa de compra de bônus pelo banco central americano), ponderou. "Mas hoje me parece assimilado. Há mais segurança no mercado internacional. Diminuiu a aversão a risco com investidores voltando com mais segurança. O que os capitais querem é segurança e rentabilidade", ponderou.

continua após publicidade
confira também

Guido Mantega assegurou que os capitais estão retornando com forma robusta ao Brasil porque há confiança dos investidores com os fundamentos econômicos do País. "Não haveria ingresso de capitais se o país não apresentasse solidez. O investidor sabe que no Brasil não tem risco de perder. Não perdemos um tostão de reservas durante a crise, pelo contrário, elas subiram", disse.

"Então, o analista perspicaz avalia nossas condições e ele entra, porque os juros também são convenientes, é verdade. No Japão, aplica e não ganha nada. Mas entra também investimento estrangeiro direto, é o que nos interessa", disse.

Ele fez os comentários após proferir aula magna da Escola de Economia de São Paulo (EESP-FGV).

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Mantega associa ingresso de capitais no Pais a solidez"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!