MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Confiança da indústria recua 0,4% em janeiro, diz FGV

O Índice de Confiança da Indústria (ICI) caiu 0,4% em janeiro ante dezembro, passando de 99,9 para 99,5 pontos, informou nesta quarta-feira, 29, a Fundação Getulio Vargas (FGV). Com o resultado, o índice começa 2014 acima da média do quarto trimestre do a

Da Redação

·
Confiança da indústria recua 0,4% em janeiro, diz FGV (Arquivo)
Icone Camera Foto por Reprodução
Confiança da indústria recua 0,4% em janeiro, diz FGV (Arquivo)
Escrito por Da Redação
Publicado em 29.01.2014, 08:39:01 Editado em 27.04.2020, 20:19:27
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O Índice de Confiança da Indústria (ICI) caiu 0,4% em janeiro ante dezembro, passando de 99,9 para 99,5 pontos, informou nesta quarta-feira, 29, a Fundação Getulio Vargas (FGV). Com o resultado, o índice começa 2014 acima da média do quarto trimestre do ano passado, mas se mantém abaixo da média histórica pelo oitavo mês consecutivo.

A queda do ICI na margem foi impulsionada pelo resultado do Índice de Expectativas (IE), que teve decréscimo de 1,9%, para 98,1 pontos, enquanto o Índice da Situação Atual (ISA) avançou 1,2%, para 100,9 pontos.

A maior contribuição para a queda do IE veio do item que sinaliza o emprego previsto. Após três meses em alta, o indicador recuou 5,4% em janeiro, atingindo 104,3 pontos, o nível mais baixo desde setembro. A proporção de empresas prevendo ampliação no total de pessoal ocupado nos três meses seguintes mudou de 21,9% em dezembro para 18,1% em janeiro. Já a parcela das que preveem diminuição passou de 11,7% para 13,8%.

No ISA, a principal influência de alta foi do quesito que mede o grau de satisfação com a situação atual dos negócios. O indicador avançou 3,4% em relação a dezembro, para 106,6 pontos, atingindo o maior nível desde junho de 2013. A proporção de empresas que avaliam a situação dos negócios como boa aumentou de 15,4% para 17,7%, enquanto a parcela das que a avaliam como fraca caiu de 12,3% para 11,1%.

A FGV também informou que entre dezembro e janeiro o Nível de Utilização da Capacidade Instalada (Nuci) aumentou 0,3 ponto porcentual, para 84,6%. Segundo a FGV, a combinação de ISA e Nuci mais fortes indica aceleração do ritmo de atividade nesta virada de ano, mas a piora das expectativas sugere que o setor continua pouco confiante na possibilidade de retomada consistente ao longo do primeiro semestre.

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Confiança da indústria recua 0,4% em janeiro, diz FGV"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!