MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Argentina aprofundará políticas econômicas, diz Cristina

A presidente argentina Cristina Kirchner prometeu nesta quarta-feira expandir o programa econômico do governo e avançar nos planos para ampliar a produção de gás e petróleo. Em seu primeiro discurso público após a cirurgia a que foi submetida para a re

Da Redação

·
Argentina aprofundará políticas econômicas, diz Cristina -  oglobo.globo.com
Icone Camera Foto por
Argentina aprofundará políticas econômicas, diz Cristina - oglobo.globo.com
Escrito por Da Redação
Publicado em 21.11.2013, 07:29:01 Editado em 27.04.2020, 20:21:58
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A presidente argentina Cristina Kirchner prometeu nesta quarta-feira expandir o programa econômico do governo e avançar nos planos para ampliar a produção de gás e petróleo.

Em seu primeiro discurso público após a cirurgia a que foi submetida para a retirada de um tumor no cérebro, Cristina disse que o governo iria "aprofundar" as políticas econômicas e fazer tudo o que fosse necessário para se tornar novamente autossuficiente em energia. Analistas acreditam que ela vá expandir o controle sobre a moeda e as restrições à importação nas próximas semanas.

"O objetivo é recuperar nossa soberania energética", afirmou a presidente para um grupo de jovens ativistas que se reuniu na porta de seu gabinete. "Nós vamos nos relacionar com quem precisarmos, sob os termos que forem mais favoráveis a nosso país", prometeu, em referência aos esforços da empresa estatal de petróleo YPF para encontrar um sócio internacional e revitalizar a indústria de energia argentina.

A produção de petróleo e gás no país tem despencado na última década, o que obrigou a Argentina a se tornar um importador e prejudicou as finanças do governo. A conta de importação de combustíveis cresce 25% ao ano e o país deve gastar US$ 12 bilhões apenas em 2013 para importar fontes energéticas.

No começo da semana, Kirchner promoveu mudanças em sua equipe econômica e nomeou um novo chefe de gabinete. A administração argentina enfrenta problemas com a economia em crise, dúvidas sobre a saúde da presidente e a ascensão da oposição peronista. Fonte: Dow Jones Newswires.

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Argentina aprofundará políticas econômicas, diz Cristina"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!