MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Indústria de médio porte se volta ao pequeno varejo

Com o varejo nacional de alimentos cada vez mais concentrado na mão de três "gigantes", as indústrias de médio porte apostam em pequenas e médias redes para ganhar mercado. A ideia é oferecer uma alternativa às grandes marcas, sem ficar "refém" de um ú

Da Redação

·
Foto Ilustrativa
Icone Camera Foto por Google Imagens
Foto Ilustrativa
Escrito por Da Redação
Publicado em 23.05.2010, 10:00:00 Editado em 27.04.2020, 21:02:07
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Com o varejo nacional de alimentos cada vez mais concentrado na mão de três "gigantes", as indústrias de médio porte apostam em pequenas e médias redes para ganhar mercado. A ideia é oferecer uma alternativa às grandes marcas, sem ficar "refém" de um único cliente.

continua após publicidade

Segundo a Abras (Associação Brasileira de Supermercados), Carrefour, Pão de Açúcar e Walmart concentram 40% do faturamento do setor no país

Para a catarinense Leardini, fundada em 1988, afastar-se das grandes redes foi uma solução para dar impulso ao lançamento de uma nova linha de produtos. Na época em que fornecia peixe a granel, a companhia tinha 40% de seus negócios voltados para gigantes como Carrefour. Essa dependência diminuiu para 15% à medida em que a empresa investiu em uma série de produtos semiprontos, como empanados, lasanhas e misturas para risotos - tudo à base de pescados e frutos do mar.

continua após publicidade

Segundo o diretor comercial da companhia, Sandro Facchini, o varejo de pequeno e médio porte foi vital para que a Leardini construísse a própria marca sem precisar bater de frente com pesos pesados do setor, como a Brasil Foods, detentora das marcas Perdigão e Sadia. O executivo diz que a mudança de direcionamento do negócio vai permitir que a Leardini praticamente dobre seu faturamento em dois anos, passando de R$ 130 milhões, em 2008, para R$ 250 milhões, conforme as estimativas para este ano.

Para o presidente da Associação Paulista de Supermercados (Apas), João Sanzovo Neto, a emergência de fornecedoras voltadas para as redes regionais é benéfica tanto para as indústrias quanto para os varejistas. Os supermercadistas ganham mais opções para oferecer em suas gôndolas, enquanto os fabricantes podem pulverizar sua produção, sem ficar à mercê dos humores e exigências de redes de grupos de grande porte. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Indústria de médio porte se volta ao pequeno varejo"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!