MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Empresa pode antecipar inflaçãos nos salários dos empregados

Por Denise Luna RIO DE JANEIRO, RJ, 29 de agosto (Folhapress) - A Fup (Federação Única dos Petroleiros) aguarda para a próxima terça-feira (1) resposta da Petrobras sobre o índice de inflação que vai reajustar os salários dos empregados no pagamento do

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 30.08.2013, 19:06:00 Editado em 27.04.2020, 20:25:23
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade





Por Denise Luna

RIO DE JANEIRO, RJ, 29 de agosto (Folhapress) - A Fup (Federação Única dos Petroleiros) aguarda para a próxima terça-feira (1) resposta da Petrobras sobre o índice de inflação que vai reajustar os salários dos empregados no pagamento do dia 10, enquanto aguardam o fim das negociações com a estatal sobre o reajuste salarial de 2013.

Os petroleiros e a estatal já fizeram quatro reuniões, sendo a última no dia 28. Segundo a Fup, na última reunião a Petrobras concordou em antecipar a inflação até agosto nos salários de setembro, enquanto as duas partes discutem o dissídio de setembro.

A discussão é sobre o índice de inflação que será usado. A Petrobras quer o reajuste pelo IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) do período, projetado em 6,1%, e os petroleiros pedem ajuste pelo Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socieconômicos), em torno dos 6,6% no período.

Os petroleiros querem 5% de aumento real, ou seja, acima da inflação, além de revisão no plano de cargos e salários, aumento da segurança no trabalho e recomposição do quadro de pessoal.

De acordo como a Fup, apesar de estar aumentando suas operações, trabalhando com suas refinarias na capacidade máxima, e realizando programas como o Proef (Programa de Eficiência Operacional), que exigem um grande número de empregados, a empresa parou de fazer concursos públicos. Com isso, o número de horas extras vem aumentando, denuncia a Fup.

Hoje (30), a greve anunciada pelo Sindipetro/NF (Sindicato dos Petroleiros do Norte Fluminense) nas plataformas da bacia de Campos, responsáveis por mais de 80% da produção de petróleo nacional, foi frustrada pela estratégia da Petrobras de enviar equipes de contingência antecipadamente às unidades, evitando assim uma possível parada de produção. Os petroleiros pretendiam não fazer as trocas de turno e reduzir a produção da companhia hoje.

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Empresa pode antecipar inflaçãos nos salários dos empregados"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!